06 março 2012

O Andar no Espírito -Meu Próprio Processo de Edificação



 

Meu Próprio Processo de Edificação

Quando o Senhor havia terminado de cortar os galhos mortos de minha vida eu não passava de uma "ponta de cigarro"! Ele cortou todos aqueles galhos mortos como pensamentos errados, desejos da carne, amor pelo dinheiro e exaltação própria. E eu prefiro muito mais os galhos frutíferos que cresceram, do que aqueles que foram cortados!

Mentir foi outro galho morto que o Espírito Santo apontou em minha vida. Levou muito tempo para que eu quisesse admitir que mentia. No meu caso, a mentira era geralmente uma forma de enganar alguém. (Mas, é claro, que você nunca fez isto!).

Aqui vai um exemplo: Seu filho atende ao telefone e você pergunta, "Quem é?".

"É a Maria".

"Diga-lhe que saí". Então, você sai e fecha a porta.

Seu filho diz a Maria, "Meu pai saiu. Quero dizer, ele não está aqui".

Tecnicamente, você não está lá. Você pode raciocinar e dizer, "Eu não menti". Bem, então, por que você está se explicando?

Ou então, uma pessoa pode mentir porque ela não quer mostrar o que realmente é. Por exemplo, ela pode ser preguiçosa. Talvez ela não tenha feito o que disse que faria. Então, ela tenta encobrir a verdade: "Eh, eu fiquei meio ocupado". Você não estava ocupado, seu preguiçoso! Você poderia ter feito o que deveria!

Aqui vai outro exemplo: Um amigo liga e diz, "Oi, você vai ao culto hoje à noite?".

Você responde, "Eh, eu gostaria muito de ir, sabe? Mas, algo surgiu para eu fazer". Então, você liga para outro amigo e diz, "Convide-me para jantar com você para que eu tenha uma desculpa, pois eu não quero ir ao culto!".

Por que você mentiu? "Bem, eu não queria machucar meu amigo". Você não precisa machucá-lo, apenas diga, "Não, acho que não vou hoje à noite". Mas, pelo amor de Deus, fale a verdade!

Deixe-me dizer o que faz uma "mentira branca" ser tão perigosa. Em Efésios 6:11 Paulo diz:

 

Revesti-vos de TODA a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo.

 

Perceba que a primeira parte da armadura é a verdade (v. 14).

Depois que você disse a seu filho para mentir por você ou depois de ter enganado alguém, encobrindo a verdade, o diabo vem em seguida com um ataque. Você diz, "eu amarro você!".

O diabo responde, "Ah, cale a boca! Você não pode me resistir sem a sua armadura espiritual! Então, antes de pensar em me amarrar, pare de mentir!".

O Espírito Santo queria cortar o galho morto da mentira ou de enganar as pessoas, da minha vida, de uma vez por todas. A maior mentira que contei a minha mulher antes de nos casarmos, foi que eu não havia mentido! Eu também lhe disse que não havia ficado bêbado nem feito coisas erradas, sendo que na realidade eu havia feito.

Eu disse a Rosalie, "Mesmo antes de nascer de novo, sempre trabalhei o dia todo — não como estes caras imaturos de hoje em dia". Veja, eu queria que minha mulher me visse como seu "cavaleiro herói".

Depois que eu e Rosalie nos casamos, estávamos conversando com outros crentes, numa noite, e um deles começou a falar sobre o estilo de vida de pecado do qual tinha sido liberto. Rosalie disse, "Oh, o Dave nunca fez isto". Mas, na realidade, eu havia feito aquilo; era uma das coisas que eu havia mentido antes de nos casarmos.

Daquele momento em diante, parecia que sempre que minha mulher conversava com alguém, ela confirmava minha mentira, sem saber. Ela pegou minha mentira e espalhou em todos os lugares, porque eu ainda não havia dito a verdade.

Eu ouvia ela dizer, "Bem, meu marido nunca fez isto", e eu pensava, eu fiz sim. Menti para ela no passado. Não vou mais mentir, mas, esta é uma mentira que ela con­tinua confirmando. Preciso contar-lhe - mas eu não quero!

Mais tarde eu comecei a jejuar e orar em línguas por longas horas e a brilhante luz do Espírito Santo começou a iluminar aquelas barreiras espirituais que estavam escondidas nas minhas trevas. Posso me lembrar de me sentir cada vez mais culpado pelas mentiras que contei a Rosalie. Então, finalmente, orei a ponto de dizer a Deus, "Tudo bem, Senhor, Vou contar-lhe que menti".

Acabei encontrando uma desculpa para não lhe contar naquele dia. Então, o Senhor me acordou no meio da noite e disse, "Pensei que você fosse contar a ela". Sentei na cama e abri bem meus olhos. Não conseguia voltar a dormir até que fiz outro acordo com Deus.

"Tudo bem, vou contar-lhe, Senhor".

"Está certo — quando?".

"Amanhã". Com isso, consegui voltar a dormir. Mas, no dia seguinte encontrei a mesma desculpa para dizer, "Vou lhe contar mais tarde".

Então, o Senhor me acordou novamente, na noite seguinte. Ele não iria me deixar escapar com aquela mentira! Eu tinha duas opções — parar de orar em línguas ou parar de mentir. Orar em línguas mantinha a minha consciência viva, mas, me recusar a lidar com a mentira me mantinha atormentado.

(Muitos cristãos se encontram nesta posição. Mas, a maioria deles desiste da oração porque eles não querem lidar com o problema).

Então, após dias de batalha, eu estava sentado em meu escritório, sentindo-me todo desorientado. Minha secretária entrou e disse, "Você parece cansado".

"É mesmo, eu tenho enfrentado muitos problemas".

"O que você tem feito?".

"Parece que um rolo compressor espiritual está passando por cima de mim — mas, vou superar. Estou num processo de estabelecer minha fundação na pureza do espírito".

Uma noite, finalmente decidi contar a verdade para a Rosalie, levando-a a um fast-food para comer um hambúrguer. (Ignorância minha achar que levando-a para comer fora amenizaria o choque!) Então, eu cuidadosamente entrei no assunto.

"Você se lembra quando disse para aquelas pessoas que eu nunca andei na farra igual aos outros? Bom, a verdade é que eu fui como qualquer outro pecador". Então, continuei a contá-la toda a verdade. Rosalie ficava admirada dizendo, "Oh, meu Deus!" enquanto eu relatava como tinha sido minha vida antes que fosse salvo.

Você deve se perguntar, "E agora? Você não mente mais a sua esposa?". Bom, depois de passar por aquela prova entre eu e o Espírito Santo, você acha que começaria a mentir de novo? Não, eu O deixei purificar e podar aquele galho morto de mim. Agora, Rosalie e eu confiamos um no outro completamente.

Então, o processo de edificação despertou minha consciência e me edificou a ponto de eu estar disposto a lidar com meu pecado. Meu homem interior tinha sido fortalecido com poder para colocar aquela obra carnal para morrer.

Como resultado daquele processo de purificação em minha vida, me posicionei da seguinte forma: por causa da imutabilidade de Deus, é impossível que Ele minta. Portanto, se existe um padrão que colocarei acima de qualquer outro é a ausência total de mentira e engano, e o uso da verdade com toda pureza de espírito. Eu me recuso a abrigar qualquer mentira que deturpe a verdade dentro de mim.

O Espírito Santo espera pacientemente que você entregue sua autoridade a Ele, porque Ele tem uma obra a fazer dentro de você. Ele fortalecerá seu homem inte­rior, seu espírito humano nascido de novo, com poder suficiente para colocar para morrer, os feitos da carne e purificar e podar cada galho morto de sua vida, um a um. Ao fazê-lo, o Espírito Santo tem a liberdade de aumentar Seu trabalho de revelar mistérios divinos para seu espírito. Então, uma coisa é certa — quer seja mortificação ou revelação, suas orações no Espírito estão sendo respondidas!

__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário