17 março 2012

Estudo sobre EVA -parte1


Na Bíblia encontramos uma boa coleção de mulheres famosas pela sua maneira de agir, umas para o bem, outras para o mal.

EVA - Cometeu a bobagem de dar ouvidos à serpente, quando esta veio com aquele papo de que Deus estava querendo passar o casal para trás e que se comessem do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal ficariam sábios como o próprio Deus. Eva acreditou na mentira, deu o fruto a Adão, o qual, como todo marido que se preza, aceitou e comeu. Cometeram, assim, o maior genocídio espiritual de todos os tempos. Depois deles só mesmo a Igreja de Roma para matar tanta gente e, também, Adolfo Hitler. Todas as religiões que pregam o homem como um ser superior, que pode se realizar espiritualmente pelo próprio esforço provém daquela maldita serpente que enganou EVA. O homem é um ser corrupto, pecador e destituído de toda glória. Somente através da fé e da aceitação do Salvador JESUS CRISTO ele pode ser salvo e progredir espiritualmente. O amaldiçoado sincretismo chamado “Nova Era” nega totalmente as verdades bíblicas. O papa deste movimento afirma que para ser aceito dentro do sistema o homem precisa receber um sinal na mão direita ou na testa e quem se negar a tal coisa deverá “ser enviado para outra dimensão”. Isso é mais que “nacional socialismo” (nazismo), é simplesmente “internacional socialismo”, preparando o trono para o famigerado Anticristo. (Gênesis 3)

Eva - A Mãe De Todos Os Viventes
Valdenira Nunes de Menezes Silva
 
"E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe
de todos os viventes" (Gênesis 3:20).

Deus criou tudo perfeito. Ao observarmos o versículo 10 do capítulo 1do livro de Gênesis, vemos que a Bíblia nos diz ... "E chamou Deus
à
porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares;
e viu Deus que
era bom" (grifo meu).
Vemos aí que Deus disse que o que Ele havia criado
era bom.

Continuando, lemos em Gênesis 1:12 o seguinte: "E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente
está nela conforme a sua espécie; e viu
Deus que
era bom" (grifo meu).

Gênesis 1:18 continua nos dizendo: "E para governar o dia e a
noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus
que
era bom" (grifo meu).

Em Gênesis 1:25, lemos: "E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, todo o réptil da
terra conforme a sua espécie; e viu Deus que
era bom" (grifo meu).

Mas ... ao lermos Gênesis 1:31 uma alegria invade nossa alma, pois quando Deus criou o homem, Ele não só disse que
era bom mas
que era
muito bom. Ele disse: "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom" (grifo meu).

Não é maravilhoso sabermos que Deus nos criou com as Suas próprias mãos e ainda nos fez à Sua imagem e semelhança? Ele
criou Adão e Eva para viverem no Jardim do Éden, tendo comunhão diária com Ele. Eles viviam felizes até o dia em que Eva deu ouvidos à astuta serpente, ao eterno inimigo de nossas almas, Satanás. Certamente, Ele que já havia caído por causa do seu orgulho, quis incutir em Eva este mesmo sentimento e ... conseguiu! Eva quis ser como Deus "... sabendo o bem e o mal" (Gênesis 3:5).
Muitas de nós herdamos esta característica de nossa mãe Eva. Muitas vezes, queremos conseguir alguma coisa (um carro, uma casa, um emprego, um namorado ...) a qualquer preço. Isto é bom? Isto significa que somos decididas, fortes? Acho que não, pois como filhas de Deus, temos que viver colocando tudo o que o nosso coração deseja nas mãos do Senhor, sabendo de antemão que Ele vai nos dar o que é melhor para nós. Se for da vontade de Deus, com certeza, obteremos aquilo que tão ardentemente estamos desejando. E ... se não ... devemos agradecê-Lo, pois Ele, que é onisciente, sabe o que é melhor para nossas vidas.

Vejam como a serpente foi astuta e como Eva foi imprudente. Em Gênesis 2:16-17, Deus disse: "... De toda a árvore do jardim
comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, porque no dia que dela comeres,
certamente morrerás."

Em Gênesis 3:3 Eva disse o que Deus havia dito acrescentando palavras que não saíram da boca do Senhor. Ela disse: "Mas do
fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis,
nem nele tocareis para que não morrais" (grifo meu). Quando a pessoa quer distorcer a Bíblia, geralmente, ela o faz acrescentando palavras, tirando palavras ou fazendo sua própria interpretação a fim de tirar algum proveito ou justificar algum erro. Foi o que Eva fez e o que muitos, hoje em dia, fazem.
O desejo de ser igual a Deus já estava no coração de Eva (o orgulho) e, assim como nós fazemos no nosso dia a dia, ela modificou, acrescentando palavras que facilitariam e justificariam a sua decisão final:
desobedecer a Deus e ficar igual a Ele.

Eva cedeu à tentação e fez com que não só ela mas também Adão
e toda a humanidade sofressem as conseqüências deste seu ato de insubordinação e orgulho. Este ato de desobediência custou caro para todos nós. Agora, Adão teria que trabalhar arduamente para obter o seu sustento e o de sua família. Deus lhe disse: "... Porquanto deste ouvido à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita
é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos , e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te
tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em
pó te tornarás" (Gênesis 3:17-19).

 Hoje em dia, com a liberação feminina e o desejo de chegarmos ao ápice de nossas carreiras, estamos tomando para nós o castigo que apenas foi dado ao homem. Nós temos os nossos empregos fora do lar, trabalhamos com o suor do nosso rosto para "ajudarmos nas despesas" da família e ainda recebemos o castigo que Deus deu a Eva e se estendeu a todas nós.
E a Eva Deus disse: "... Multiplicarei grandemente a tua dor, e a
tua conceição, com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será
para o teu marido, e ele te dominará" (Gênesis 3:16).

No livro "Elas" da autoria de Ann Spangler e Jean Syswerda, lemos
o seguinte:
"A graça e a misericórdia de Deus ficam plenamente evidentes, mesmo quando Ele pronuncia um juízo. O Senhor prometeu que a raça humana continuaria, embora anunciando que a morte seria , a partir de então, inevitável.
 Ao longo de todas as Escrituras, a graça de Deus se evidencia em todo o esplendor nos juízos que Ele profere. Quando o mundo estava tão cheio de pecado que Deus precisou destruí-lo, a graça divina salvou Noé e sua família. Embora o juízo tenha caído sobre Davi por causa do seu pecado com Bate-Seba, a graça de Deus deu-lhes Salomão como filho e sucessor. Quando os israelitas tornaram-se tão rebeldes que não restou outra possibilidade senão o cativeiro, a graça de Deus trouxe a promessa da restauração.
Quando você estiver numa fase difícil, prostrada diante de um
juízo de Deus, nunca se esqueça de que Sua graça ainda permanece. Isso é maravilhoso!"
 
O juízo de Deus em nossas vidas nos dá o conforto de sabermos
que somos Suas filhas como nos diz Hebreus 12:7-8: "Se suportais
a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos."
A Sua graça é como um lenitivo para a nossa alma. Agradecer a Ele é pouco! Devemos, sim, nos prostrar e dizer: "Obrigada, Pai, pela Tua misericórdia, pelo Teu amor e pelo Teu cuidado comigo!"

 Eva, por causa do seu pecado e orgulho de querer saber igual a Deus, afastou da sua vida e da vida de Adão muitos privilégios. Mas que perdas de privilégios ela teve? Dentre tantas coisas boas que Eva perdeu, podemos destacar algumas:

 1-
Ela perdeu a comunhão perfeita e constante com Deus.
 "E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim" (Gênesis 3:8).

E nós, irmãs, será que podemos também perder esta comunhão
com o Senhor?
Com certeza! A Bíblia nos diz que a nossa salvação (a salvação daqueles que aceitaram Jesus como Salvador) está segura nas
mãos de Deus ("Meu Pai que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai! [João 10:29])
mas a comunhão, não ...! Quando estou agindo contra os mandamentos de Deus, estou pecando e entristecendo o Espírito Santo que habita em mim, então esta comunhão é cortada.
 Estejamos alertas, irmãs, lendo a Palavra de Deus a fim de que possamos saber o que é certo e o que é errado aos olhos de Deus.

 2-
Ela perdeu "a bênção de Deus de um casamento imaculado".
 
"Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi" (Gênesis 3:12).

 Por causa do seu pedado, hoje, todos os casamentos deixaram de ter esta bênção.
 O nosso casamento pode não ser o mais o mais perfeito do mundo mas cada uma de nós, individualmente, deve se esforçar para ter um casamento segundo o coração de Deus. É isto que Deus quer de mim e de você.

 3-
Ela perdeu o privilégio de ter o seu lar dentro do Jardim do Éden.
 
"O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado" (Gênesis 3:23).

 Por mais que nossa mente possa imaginar - um local belíssimo, um lindo lago azul, passarinhos e borboletas coloridas voando, árvores, flores, uma bela mansão, um marido perfeito (o nosso, é claro!) - jamais se comparará ao Jardim do Éden. Acho que somente quando formos para o céu, para a nossa mansão celestial preparada pelo Senhor, vendo coisas que a nossa mente humana jamais viu é que saberemos o que Eva e Adão perderam por causa da desobediência deles.

 4-
Ela perdeu a pureza que tinha antes de conhecer o mal.
 
"Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, ..." (Gênesis 3:22).

 Em Mateus 18:3b a Bíblia nos diz: "... se não vos fizerdes como menino, de modo algum entrareis entrareis mo reino dos céus.
 Adão e Eva tinham a pureza de uma criança, antes de pecarem. Eles andavam nus, onde tudo era perfeito, sem sombras, sem medo, sem discórdia, sem desconfiança, sem amargura.
 Agora, depois da desobediência, tudo isto começou a fazer parte de suas vidas e, hoje, fazem parte também das nossas.

 5-
Ela perdeu uma das coisas mais preciosas que Deus dá à mulher - um filho.
 
Ela perdeu Abel e angustiou-se por ver seu outro filho se tornar um homicida. Com certeza, o seu coração de mãe chorou pelos dois.
 Sei o quanto ela sofreu, pois passei também por esta dor - a perda de um filho muito amado.
 "Senhor, nestas horas tão difíceis, só Tu podes nos dar o conforto, nos amparar, nos colocar em Teus braços e nos dar a certeza de que, um dia, estaremos todos juntos contigo por toda a eternidade. Amém!"

 Apesar de todas estas perdas, não devemos desanimar nem ficar deprimidas, pois Deus nos ama e está sempre do nosso lado nos confortando e nos dando a Sua paz. Certamente, Eva também sentiu tudo isto em seu coração. Ela sentiu a presença dAquele que nunca deixou de amá-la. Mateus 28:20b nos diz: "... e eis que eu estarei convoco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém."

 Em João 14:27 Ele ainda nos diz: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."

Com a Palavra de Deus enchendo o nosso coração, submetamos nossas vidas ao Senhor a fim de que Ele possa cumprir em nós o Seu propósito.