30 junho 2010

UMA VÍRGULA





A vida parece não ter mais sentido, pois tudo o que você sonhava pareceu desmoronar diante dos seus olhos. Você diz: "É o fim", mas eu te digo que Deus põe uma vírgula no teu ponto final! Onde você pensa que é o fim é apenas um pedaço da história.
Na Bíblia vemos a história de diversos homens e mulheres de Deus que erraram em achar que podiam determinar o momento de Deus para suas vidas.
Elias, no monte Carmelo:
Elias, um profeta magnífico, após uma grande vitória numa luta contra 450 profetas de Baal, fica apavorado diante de uma mulher e pede para morrer. Ele determina seu próprio fim.
"Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida." 1 Reis 19.4.
Elias tinha tudo para ser vitorioso naquele momento, mas ele era humano como eu e você, entrou em depressão e pediu a morte.
Elias ficou deprimido, dormia constantemente e foi preciso Deus mandar seu anjo para encorajá-lo.
Em 1Rs 19.7 o anjo acorda Elias e diz: "Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho."
Deus alimenta seu filho como uma criança carente. Ele não te deixará necessitado. Lembre-se, Deus cuida da sua necessidade.
Ele diz: Levanta-te! Se tem algo que incomoda Deus é pessoa desesperançosa. Diante das dificuldades devemos ter coragem e perseverança.
Agar e Ismael:
Leia atentamente Gênesis 21.16-18:
"E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação."
Que momento triste, Agar, errante no deserto tem fome e sede, e percebe o desfalecimento de seu filho Ismael. Ela colocou o menino debaixo de uma árvore e se afastou, pois não queria ver seu filho morrer.
Acho que qualquer um de nós faria como Agar, e colocaríamos um "ponto final nessa história", mas Deus colocou uma vírgula.
Mais uma vez vemos Deus dizendo: "Ergue-te ! Levanta-te!" – A promessa de Deus vai ser cumprida na sua vida, mesmo que pareça que Deus se confundiu ou desistiu de você. Deus fará se cumprir a promessa! Espere a vírgula de Deus e esqueça esse o ponto final.
Elizeu e seu moço:
Leia agora 2 Reis 6.15-17
"E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?
E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu."
A diferença de um homem de fé para um homem descrente é relatada neste texto. O ajudante viu a casa rodeada por um grande exercito inimigo. Pensou: "Ponto final. Acaba aqui a nossa fabulosa história".
Eliseu, o profeta, não se assustou nem um pouco. Imagino que ele lentamente foi ao banheiro, escovou os dentes e penteou os cabelos, vez sua devocional e depois foi até a porta, e orou pelo seu ajudante:
"Deus, abre os olhos espirituais deste menino carnal!"
Quando seus olhos foram abertos, o jovem viu cavalos e carros de fogo. Poder de Deus. A promessa de Deus se cumpria:
"O anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem, e os livra."
Você teme à Deus? Então qual o motivo desse ponto final. Deus vai transformar seu ponto final em vírgula!
Pr. Ricardo Ribeiro – Ministério Apostólico Atos Dois


A VONTADE DE DEUS



JESUS declarou: "Pai, não se faça a minha vontade, e, sim, a Tua" Lc 22:42. ELE iluminou o caminho à nossa frente. Isso significa que devemos aniquilar todos os nossos desejos e aspirações, destruir todo pensamento do que gostaríamos de fazer? Não acho que seja sequer possível agir assim. JESUS admitiu que SEUS desejos eram diferentes daqueles do PAI quando disse: "PAI, se queres, passa de mim este cálice" Lc 22:42. Não posso também encontrar qualquer referência de que DEUS exige que removamos qualquer traço de desejo pessoal de nosso coração. ELE simplesmente pede que estejamos dispostos a subordinar nossos desejos ao SEU, como fez JESUS.
Não há perigo em tal sujeição. DEUS não tem prazer em negar aquilo que aspiramos. A vontade DELE para nós pode ser exatamente aquilo que mais esperamos, e ELE pode revelar o SEU plano para nós através desses desejos pessoais. ELE apenas quer que nos disponhamos a ir a qualquer lugar, a fazer qualquer coisa, a sacrificar o que quer que ELE peça. ELE pode pedir que LHE entreguemos algo e, em seguida, nos devolva, como fez com Abraão. O importante para ELE é nossa disposição em entregar-LHE nossa vida por completo, o importante para ELE é nossa confiança no SEU AMOR, amor que nos garante que SEU propósito não é nos destruir, nos ferir ou nos frustrar, mas, sim, nos tornar melhores, nos abençoar, nos engrandecer.
Muitas pessoas não querem entregar suas vidas a DEUS porque temem que ELE possa exigir mais delas do que estão dispostas a dar. Elas estão certas de que ELE irá pedir-lhes que desistam de tudo que lhes sejam agradável, e  façam tudo aquilo que desprezam, como se ELE fosse uma espécie de maluco celestial que se divirta em nos tornar infelizes e frustrados. DEUS não é assim, ELE tem prazer em nos dar coisas boas. Nada perdemos quando colocamos nossas vidas nas mãos de DEUS.
"EU é que sei os pensamentos que tenho para vocês, pensamentos de bem, e não de mal." Jr 29:11
Richard L Strauss, em "COMO SABER A VONTADE DE DEUS


E SE…



O que aconteceria se eu perdesse meu emprego? Se eu não pudesse pagar minhas contas?  Se eu nunca me casar? Se eu fracassasse no que estou fazendo? Se eu não passasse no teste? Se o meu relacionamento não desse certo? Se as coisas nunca melhorarem? Se algo acontecesse com meus filhos? E se eu ficasse seriamente doente? Se um de meus entes queridos morrer?
Grande parte de nossa ansiedade vem de pensamentos do tipo – ' E SE…"
Mas, DEUS diz para não andarmos ansiosos de coisa alguma (Fp 4:6).
A ansiedade vem do medo. Toda a nossa inquietação, incerteza, aflição, temor e pânico vem do medo. O medo pode sobrevir-nos com algo imprevisto, capaz de parar o coração. Pode distorcer nossos pensamentos. Pode controlar nossa vida. Pode paralisar-nos.
Mas, DEUS diz que o medo não vem DELE (2Tm 1:7).
Quando sofremos de ansiedade e medo por um longo período, podemos ficar desanimados. Você sabe o que acontece quando se abre uma fenda em alguma coisa isso a enfraquece até o ponto dela poder ser quebrada.
A mesma coisa acontece com a nossa vida. Se uma pequena brecha for aberta em nossa coragem, ela poderá desmoronar por inteiro e o desânimo chega aos poucos.
Mas, DEUS diz que não devemos desanimar (Dt 1:21).
Ansiedade, medo e desânimo são epidemias atuais, mas, DEUS prometeu-nos uma maneira de escapar de todas elas.
Stormie Omartian em "O PODER TRANSFORMADOR DA ORAÇÃO"


DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS




Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas. e repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!Nesse instante, um ancião que passava pelo local,comentou
- Eu sei como ele conseguiu. Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como? - É simples - respondeu o velho.
- Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.

"Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, CAPACITA OS ESCOLHIDOS. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança. Mt 22:14- Porque muitos são chamados.
MAS POUCOS OS ESCOLHIDOS.  Confie...

As coisas acontecem na hora certa.
Exatamente quando devem acontecer!
Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus.

   


23 junho 2010

Está Consumado



“Está consumado!”
João 19:30
“O lutador permanece.” Existe algo magnético nessa frase. Ela soa autêntica.
Os que permanecem como o lutador são uma espécie rara. Não quero dizer necessariamente vencer, mas apenas permanecer. Ficar agarrado ali. Terminar. Não ir embora até que seja feito. Mas infelizmente muitos poucos de nós fazem isso. Nossa tendência humana é desistir quando tudo fica muito difícil, inexplicável e complicado. Nossa inclinação é parar antes de cruzar a linha de chegada.
Estou tocando em algumas feridas abertas? Há qualquer possibilidade de estar me dirigindo a alguém que esteja considerando desistir ou que já tenha desistido? Se estou, quero encorajar você a permanecer. Quero encorajá-lo a lembrar a determinação de Jesus na cruz.
Jesus não desistiu. Não pense, porém, nem por um minuto, que não foi tentado a fazê-lo. Observe como ele estremece ao ouvir seus apóstolos caluniarem e discutirem. Olhe para ele quando chora junto ao túmulo de Lázaro ou quando se lamenta ao agarrar-se ao solo de Getsêmani.
Ele jamais quis desistir? Claro que sim!
Essa a razão pela qual suas palavras são tão esplêndidas. “Está consumado.”
Pare e ouça. Você pode imaginar o grito da cruz? O céu está escuro. As outras duas vítimas gemem. As bocas zombeteiras se calaram. Talvez haja trovões. Talvez choro. Talvez silêncio. Jesus inala então profundamente, empurra os pés sobre o prego romano e grita: “Está consumado!”
O que estava consumado?
O plano da redenção do homem, longo como a história, estava consumado. O sacrifício feito. O aguilhão da morte fora removido. Tudo acabara.
Um grito de derrota? Dificilmente. Não, não foi um grito de desespero. Mas de realização. Um grito de vitória, de cumprimento. Também um grito de alívio.
O lutador permaneceu. E agradecemos por tê-lo feito. Graças a Deus que Ele suportou.
Você está prestes a desistir? Não faça isso. Você já desistiu? Se der tempo, volte atrás.Seu dia está cheio de tristeza e desapontamentos? Seus amanhãs estão-se transformando em “nuncas”? A esperança é uma palavra esquecida?
Lembre-se, quem persevera não é aquele que não apresenta ferimentos nem está cansado. Pelo contrário, ele, como o lutador de boxe, está cheio de cicatrizes e sangrando. Estas palavras foram atribuídas a Madre Teresa: “Deus não nos chamou para ser bem-sucedidos, mas fiéis.
A Terra Prometida, diz Jesus, aguarda os que perseveram. Ela não é apenas para aqueles que alcançam a vitória ou bebem champanhe. Não, de modo algum. A Terra Prometida é para aqueles que simplesmente permanecem até o fim.
Vamos perseverar.
Ouçam este coro de versículos destinados a dar-nos poder para manter-nos firmes:
“Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” Tiago 1:2,3
“Por isso restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os vossos pés, para que não se extravie o que é manco, antes seja curado.” Hebreus 12:12,13
“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” Gálatas 6:9
“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” 2 Timóteo 4:7,8
Obrigado, apóstolo Paulo. Obrigado, apóstolo Tiago. Mas, obrigado mais que tudo ao Senhor Jesus, por nos ensinar a perseverar, a nos manter firmes e, no final, a terminar.
Max Lucado, em “SEU NOME É SALVADOR”

A PROVA



Todo comportamento fiel a DEUS terá uma colheita farta, mas antes enfrentará a rejeição e o desprezo de muita gente. Lamentavelmente o caminho largo ainda atrai um grande número de seguidores.
A objeção inflexível do faraó deve ter posto à prova a fé de Moisés quanto ao sucesso de sua missão.
Moisés deve ter ficado atônito diante da hostilidade que a palavra do SENHOR provocou contra ele. Onde estava a vitória que ele previra? Onde estava DEUS? Moisés precisou reunir toda a sua coragem para transmitir a mensagem de DEUS e agora via-se falsamente acusado de liderar uma greve irresponsável contra a nação!
O faraó não se contentou em dizer “não” ao SENHOR; deu ordens para que os escravos recebessem palha para fazer tijolos, e ainda exigiu que continuassem a produzir a mesma cota. Em vez de gerar libertação a palavra de DEUS provocou problemas ainda piores para o povo. O DEUS que apareceu a Moisés no deserto e prometera estar com ele, dava a impressão de não tê-lo acompanhado ao Egito.
Há um teste para todos aqueles que confiam nas palavras “assim diz o SENHOR”. Depois de orar e tomar a decisão de obedecer, a situação pode piorar antes de melhorar! Queremos a solução rápida, mas, o problema se agrava. Como Moisés somos tentados a duvidar da palavra que DEUS nos deu.
Confiar no SENHOR não tornou a vida de Moisés mais fácil, ao contrário, ele foi colocado numa situação de muita instabilidade espiritual e emocional. Perplexidade e desânimo tomaram conta do servo de DEUS. A palavra recebida na sarça em chamas não se cumprira. O que estaria acontecendo? Será que ele não havia obedecido às instruções de DEUS?  Moisés não podia negar que DEUS falara com ele, mas, a palavra do SENHOR transformou-se num teste doloroso.
Assim como Moisés, devemos passar pelo mesmo processo se quisermos caminhar e orar com fé. Como ele, precisamos confiar na palavra do SENHOR apesar das circunstâncias negativas que nos cercam. Precisamos reconhecer que a maioria das vitórias não são instantâneas. Contudo, a propósito do SENHOR não é nos degradar, mas, nos abençoar no final.
Jim Cymbala, em  “ORAÇÃO QUE VENCE BARREIRAS”

ONTEM, HOJE E SEMPRE



Quando o momento presente é confuso demais, e não se pode ver onde DEUS está ou o que faz agora (e você pode, de alguma forma, acreditar em sua percepção?), volte-se, em vez disso, ao que ELE fez no passado, aos SEUS atos na história. Os salmos estão cheios de poderosos feitos de DEUS por SEU povo. Leia-os, e lembre-se de que DEUS é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
Os israelitas no Antigo Testamento sempre recordavam o que DEUS havia feito por eles no passado. Sabiam que isso era a base do seu relacionamento com DEUS no presente.
Recordar as atividades de DEUS nos tempo bíblicos é útil, mas pense também em seu próprio passado pessoal e em como você tem visto DEUS agir. Lembre-se das orações respondidas, da orientação dada e do crescimento experimentado. Se ELE fez tudo isso por você no passado, certamente continuará a se mover na sua vida com o mesmo amor, poder, fidelidade e justiça.
Steve Bierly, em “LUTANDO COM DEUS”

FÉ RENOVADA



DEUS dá o melhor do Céu àqueles que resolvem dedicar à ELE a sua vida elutam para andar em obediência à vontade DELE para suas vidas.
Resolva hoje que vai renovar seu compromisso com DEUS. Afaste de sua mente os pensamentos e sentimentos de fracasso e de desespero. Aproxime-se de DEUS com fé renovada, com comportamento renovado, crendo que, se você pedir algo segundo a SUA vontade, ELE o escuta. E a Bíblia diz que se você sabe que ELE escuta, também sabe que sua petição foi atendida (1Jo 5:14-15). Resolva hoje que vai assumir autoridade sobre o inimigo, em qualquer área da sua vida em que ele tem tentado mantê-lo preso. Então mantenha os olhos longe das circunstâncias e detenha-os fixos em DEUS e na SUA Palavra. Ouse crer, OUSE CRER em JESUS, e você obterá a vitória.
K. Hagin Jr em “SUA FÉ LEVARÁ VOCÊ À VITÓRIA”

É SONHO DE DEUS?

Como saber se um sonho é de Deus?
Os sonhos de Deus trazem glória a Deus.
 A Palavra diz que o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor. Também diz que há caminhos que ao homem parecem perfeitos, mas o seu fim é de morte. Nós, muitas vezes, pensamos que alguma coisa é sonho de Deus para nós, mas não é. Creio que uma boa maneira de obter esta resposta é sondando o nosso coração e observando se a realização daquele sonho vai trazer glória a Deus ou não. Portanto, sonde seu coração.
Se você tem um sonho, mas a sua realização não vai glorificar o Senhor, peça a Deus para arrancá-lo do seu coração ou para restaurá-lo, para que ele volte a ser exatamente como é no coração de Deus.
Os sonhos de Deus jamais serão frustrados. 
Os sonhos de Deus, os propósitos de Deus para a sua vida, têm o poder de se tornar realidade porque nenhum dos desígnios do Senhor pode ser frustrado. Aleluia! Na Bíblia, quando alguém recebia uma profecia, era simples saber se vinha ou não de Deus. Se acontecesse, é porque era de Deus; se não se concretizasse, é porque não era.
Os sonhos de Deus levam você para mais junto de Jesus.
 Não se iluda, Deus nunca te dará algo que te afastará Dele ou que te fará viver uma vida longe dos Seus princípios. Este ponto é precioso para descobrir se algo que você recebeu foi de Deus ou do inimigo.
Os sonhos de Deus se realizam no tempo de Deus.
Você pode descansar, porque se algum sonho é de Deus para sua vida, vai se realizar. Pode parecer demorado, pode parecer impossível, pode parecer que é algo grande demais, mas para Deus todas as coisas são possíveis. Deus sabe a melhor hora para você desfrutar a realização dos seus sonhos. Assim, se for da vontade Dele, se realizarão, no tempo mais que perfeito em sua vida.
Portal monteseão.

AS BENÇÃOS VEM




“Disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que saiba tocar bem e trazei-mo [...] Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas” (1 Sm 16. 17 e 19).

Davi era apenas um adolescente quando recebeu a promessa da sua vida. A Bíblia conta que Samuel, um profeta de Deus, foi até a casa de uma família com uma missão muito especial. Ele foi encarregado de anunciar os planos do Senhor para um jovenzinho, muitas vezes, esquecido e subestimado até pelos próprios parentes.

Aos olhos de seus pais e irmãos, Davi era apenas um pastor de ovelhas. Mas quando Deus olhou para ele, viu muito mais que um simples serviçal. Aquele que conhece o ontem, o hoje e o amanhã enxergou Davi como rei, valente, salmista, adorador, verdadeiramente um homem segundo o coração de Deus. Por isso o escolheu para governar o seu povo.

Essa história nos ensina muito sobre o agir de Deus. Qualquer pessoa olharia para Davi naquela época e questionaria: “Como um pastor de animais poderia guiar uma nação? Como um rapaz que vivia no anonimato, num solitário pasto seria conhecido em toda Terra e amado por um povo”? “Como Davi poderia substituir um rei que parecia insubstituível?” Mas Deus escolhe os fracos para envergonhar os fortes, e os loucos para confundir os sábios. O Senhor traz à existência aquilo que ainda não foi criado. Portanto, nada é impossível para Aquele que tudo pode.

Então, diante dessa promessa o que Davi deveria fazer? Nada, essa é a resposta. Ele simplesmente voltou a cuidar das ovelhas e passou a esperar pelo cumprimento da Palavra do Senhor. Você não tem que se preocupar com a forma que Deus vai usar para cumprir o que te prometeu. Não importa se ainda tudo parece tão complicado, longe e difícil de realizar. Deus não precisou da ajuda de Davi para torná-lo rei e não necessita do seu esforço para mudar a sua vida.

Lembre-se, o rei Saul que foi atrás de Davi e não Davi atrás de Saul. Ou seja, Deus vai fazer com que o teu nome chegue aos ouvidos dos reis desta Terra para que tudo o que Ele prometeu seja cumprido na sua vida. Não é necessário correr em busca da benção. Quando você confia no Senhor, a benção é que corre atrás de você. Não faça nada, apenas confie naquele que te prometeu.


Juliano Matos – Jornalista e colaborador do portal Lagoinha.com.
http://salmo37.wordpress.com/

Renovo


Davi fez muitas coisas importantes em sua vida. Ele também fez muitas coisas insensatas em sua vida. Mas talvez a mais nobre tenha sido essa ação raramente discutida: ele honrou os soldados cansados no ribeiro de Besor (1 Samuel 30).
Em seu maravilhoso livro sobre Davi, Transpondo Muralhas, Eugene Peterson fala de uma amiga que às vezes assina suas cartas com "Um abraço no Ribeiro de Besor". Eu pergunto quantas pessoas poderiam fazer o mesmo. Estão cansadas demais para lutar. Envergonhadas demais para reclamar. Enquanto outros declaram vitória, os cansados ficam sentados em silêncio. Quantos ficam sentados junto ao Ribeiro de Besor?
Se você estiver listado entre eles, aqui está o que você precisa saber: não há problema algum em descansar, JESUS é o seu Davi.
ELE luta quando você não pode. ELE vai aonde você não pode e ELE não fica nervoso se você ficar cansado. Não foi ELE quam fez o convite: "Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco" (Mc 6:31)?
O Ribeiro de Besor abençoa o descanso.
O Ribeiro de Besor também adverte contra a arrogância. Davi sabia que a vitória era um presente. Lembremo-nos da mesma coisa. A salvação vem (como um egípcio no deserto) como uma agradável surpresa que aparece no caminho. Não obtida. Não merecida. Quem são os fortes para criticar os cansados?
Você está cansado? Tome fôlego. Precisamos de sua força.
Você é forte? Deixe o julgamento para os cansados. É preciso que você precise cair em cheio. E, quando cair, o Ribeiro de Besor é uma boa história para se conhecer.
Max Lucado, em "DERRUBANDO GIGANTES"


21 junho 2010

TRÊS GRANDES IMPEDIMENTOS PARA CONHECER DEUS




A) - RELIGIÃO
De acordo com alguns dicionários de lingua portuguesa religião é "observação de preceitos religiosos", ou seja a busca que a criatura faz para a agradar a Deus.
Vejamos um exemplo dado em Lucas 18:18-24. Gostaria de realçar o verso 21, "disse  ele "todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade
A que coisas se referia ele?  Evidentemente a todos os mandamentos da lei de Deus citados nos vs anteriores. Este jovem era profundamente religioso, mas também era materialista. Acabara de rejeitar um convite feito por Jesus para SEGUI-LO,
por causa das suas muitas riquezas que possuia.
B) - TRADIÇÃO
Ainda de acordo com os dicionários, tradição é "transmissão oral de factos, lendas, dogmas, de geração em geração".
Lendo S.Mateus 15:6 "E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus...".
A tradição é uma autoridade negativa quando baseada em feitos humanos. Ela anula o poder de Deus na nossa vida. Ela
impede que Deus possa agir em nosso favor, promovendo, antes, uma adoração vã, ou seja, sem qualquer efeito prático.
C) - INCREDULIDADE
Lendo S.Mateus 13:54-58  verificamos que Jesus estava numa sinagoga(Local de culto do judaismo) e em Nazaré, cidade
onde os preceitos religiosos eram profundamente observados, e diz o nosso texto que Jesus não pôde ali fazer muitos
milagres. Porquê? Incredulidade, verso 58.
Será que eles não acreditavam em Deus?
Será que eles não conheciam as Escrituras?
É claro que sim, que criam em Deus!
Claro que eram religiosos!
Claro que conheciam as Escrituras!
Sabiam tudo isso, mas a sua incredulidade impediu que chegassem a ver os milagres.
A incredulidade deles impediu o Poder sobrenatural de Deus nas suas vidas.
Cristianismo é cristocêntrico
Cristianismo é vida interior
Cristianismo é sobrenatural
Texto enviado pelo Pr.João José Borges

__._,_.___

16 junho 2010

AS PROVAÇÕES DA FÉ


"Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessaram contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertam e lhe dizem: Mestre, não te importa que pereçamos! E ele despertando, repreende o vento, e disse ao mar: acalma-te, emudece! O vento se aquietou e fez-se grande bonança. Então lhes disse: Por que sois assim tímidos? Como é que não tendes fé? E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?"  Marcos 4:35-41




O que fazer quando passamos por grande tribulação? O que fazer quando os ventos e o mar parecem nos fazer destruir? O que fazer quando nosso barco (vida) começa a entrar água?
A NATUREZA DA TRIBULAÇÃO
A tribulação não é para nos afastar de Deus, mas para nos aproximarmos mais Dele, reconhecendo-o em nossas fraquezas e falhas e recebendo Dele a força e o vigor para superarmos tudo.
O caráter pedagógico da tribulação.
  • Faz parte da vida do crente.
"Estas cousas voas tenho dito para tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".Jo 16:33
"Aquele que quiser viver piedosamente em Cristo serão perseguidos." II Tm 3:12
  • É um dos pré-requisitos para entrada no reino de Deus.
"… fortalecendo as almas dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que através de muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus".At 14:22
O que a tribulação produz:
  • Perseverança"E não somente isto, mas também nos gloriemos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança";Rm 5:3
  • Obediência. "… embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas cousas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se autor da Salvação eterna para todos os que lhe obedecem".Hb 5:8,9
  • Misericórdia.  "Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdia e o Deus de toda a consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação para podermos consolar aos que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus." II Cor 1:3,4
  • Alegria"Tendes por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações…" 
  • Tg 1:2-4,12-15.
"Foi-me bom ter eu passado por aflição, para que aprendesse os teus decretos".Sl 119:71
  • Glória. "Mui grande é a minha fraqueza para convosco, e muito me glorio por vossa causa; sinto-me grandemente confortado e transbordante de júbilo em toda a nossa tribulação."II Cor 7:4
  • Provação da fé"Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que o valor da vossa fé, uma vez confirmado, muito mais precioso do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo…" I Pd 1:6,7
"Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena".Pv 24:10
  • A tribulação tem tempo determinado para acabar.
"Não temas as cousas que tens de sofrer. Eis quer o diabo esta para lançar em prisão algum dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Ap 2:10
O QUE FAZER QUANDO PASSAR POR TRIBULAÇÃO?
Manter a fé, a confiança, o autocontrole,  a esperança,  a perseverança.
A QUEM RECORRER QUANDO ATRIBULADO?
Ao Senhor Jesus. "Senhor acorda" Vs 38 "Mestre, não importa que pereçamos?"
 Sl 44:23-26.
Postura a ser adotada:
  • Clamar. Sl 72:12,13
  • Se humilhar. Sl 55:16,17
  • Procurar o Senhor. Sl 77:2
  • Pedir, buscar, bater. Lc 11:9,10
A RESPOSTA DO SENHOR
Ele acode. Sl 72:12,13  Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. Sl 103:14 Ele responde. Sl 40:1-3  Ele livra"Invoca-me no dia da angústia…" Sl 50:15 "Na sua angústia eu estarei convosco".Sl 91:15 Deus mesmo repreende o que nos atribula"Sê amordaçado" 
Mc 4:39
"Uma vida não experimentada, amassada, atribulada, é de pouca serventia para o reino de Deus."
Deus muitas vezes te deixa passar por tribulações para te aperfeiçoar, experimentar e te tornar  um vencedor.
Quando passamos por tribulação entendemos que Deus está ao nosso lado, fazendo da fraqueza fortaleza,"quando sou fraco, aí que sou forte".
Deus responde ao teu clamor e humilhação e está junto de ti. "Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?" Rm 8:35.
Pr Francisco Nascimento

QUE A CADA DIA POSSAMOS APRENDER E CRESCER MAIS E MAIS

LUANA MATOS



13 junho 2010

DESPERTAR, NÃO SE CONFORMAR E REAGIR

Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá Efésios 5.14

Muitas pessoas parecem viver em um sono profundo e não conseguem acordar para a vida e principalmente para a vida que Deus tem para elas.

Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor
Efésios 5:17
Te pergunto agora: Você sabe qual é a vontade do Senhor para a tua vida?
Você acha que a vontade Dele é que você continue tendo esta vida de derrotado, de miserável, de sofrimento, de dor? Não, pois DEUS tem o melhor para você.
Ele quer te dar uma vida de vitórias, quer curar as suas enfermidades, sua vida financeira, seu casamento, abrir porta de emprego, te dar libertação de vícios, te abençoar em todas as áreas da sua vida, pois você é filho de Deus é herança Dele, olha que tremendo isso Herança de DEUS.
Você tem que despertar e não se conformar. Na bíblia o livro de Romanos diz:
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus
João 5 conta a história de um paralítico, que estava enfermo há 38 anos, e ficava perto de um tanque chamado Betesda que de tempos em tempos, o anjo do Senhor descia sobre as águas e a pessoa que primeiro entrava naquele tanque ficava curada, ele porém não conseguia entrar devido a sua enfermidade. Um certo dia JESUS entrou naquela cidade e foi até o tanque de Betesda, então JESUS, diante daquele paralítico disse para ele: Queres ser curado? Respondeu o homem: Senhor eu não tenho ninguém que me coloque no tanque, quando a água é agitada, e outro sempre entra no meu lugar.Então JESUS disse: levanta, toma a tua cama e anda. E aquele homem ficou curado.
Mas se você analisar bem a situação, JESUS, estava ali diante do paralíticooferecendo para ele a cura, e ele ao invés de dizer logo: SIM, eu quero ser curado; não foi isso que ele disse, ele foi 1.o se justificar, ele já estava tão desanimado, tão conformado com aquela situação, sempre esperando que outras pessoas o ajudassem, que nem percebeu que JESUS estava ali e pronto para cura-lo. E muitas pessoas estão assim como este paralítico de Betesda, conformadas com a situação, e Jesus esta ai batendo na porta do seu coração disposto a mudar a sua vida e te dar uma nova história. JESUS não precisa de suas justificativas, ele conhece a sua historia
Reaja não fique se justificando, não fique colocando nos outros a culpa que é tua, mude esta situação, busque a Deus, coloque Ele no controle da tua vida.
Faça como aquele cego de Jericó -Marcos 10:46, grite,grite, JESUS tenha misericórdia de mim, aquele cego quando ouviu JESUS passando ele reagiu, ele não queria mais aquela vida de sofrimento, você quer continuar sofrendo???
Você que ainda não aceitou Jesus como o seu único Salvador, faça isso aceite-o, Ele vai entrar no teu coração, deixa Ele controlar a tua vida.
Você que já aceitou o Senhor, mas ainda assim esta na situação deste paralítico, é porque você não colocou DEUS na direção da tua vida, pare de se justificar com Deus, deixa Ele tomar a direção da sua vida.
Faça de JESUS o teu universo, e você vai ver os sonhos de DEUS na sua vida sendo realizados.
DEUS te abençoe e se você tomar a posição certa diante de Deus, ama-lo e coloca-lo acima de todas as coisas, você vai ter muitas vitórias.


O caminho dos vencedores

O Caminho dos vencedores
     é sempre traçado passo-a-passo
       com muito esforço, suor e,
         muitas vezes, com lágrimas.
Disse o Senhor: O que Eu faço hoje só entenderás amanhã.
   Sabemos que a alegria da vitória
     compensa qualquer sacrifício.
       Somente pessoas corajosas,
         constantes e decididas chegam ao fim.
           "A perseverança conquista a vitória“.

É enfrentando as dificuldades que você fica forte.
É superando seus limites que você cresce.
É resolvendo problemas que você desenvolve a maturidade.

É desafiando o perigo que você descobre a coragem,
arrisque e descobrirá como as pessoas crescem,
quando exigem mais de si próprias e assim conseguem
alcançar os seus objetivos...!!!
Se você não venceu ontem, não se preocupe.

        Vencerá hoje amanhã e sempre!!!

SINAIS DE UMA VERDADEIRA CONVERSÃO


Atos  2 vers. 36 ao 47

 1o Sinal: At 2:37 – Coração compungido, dilacerado, profundamente envergonhado e arrependido.
E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?

2o Sinal: v. 37- Desejo, decisão e procura decidida para obedecer a Deus. vs. Ler 38-40.
38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; 39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. 40 E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

3o Sinal: v. 41- Aceitação de toda a Palavra do Senhor Deus e, assim, de Cristo como Salvador e Senhor. Fome e respeito à Palavra como os Bereanos de quem é dito: ...
41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
Atos 17:11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalónica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

4o Sinal: v. 41- Batismo é PEDIDO, de forma bíblica (adulto, crente, imersão).
41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
Quando o oficial etíope entendeu-creu-e-recebeu, pediu a Filipe: .... (At 8:36-39).
36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. 39 E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. (Atos 8:36-39)

5o Sinal: v.42 – Perseveraram.
42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

6o Sinal: v. 42- Perseveraram nos ensinos [bíblicos] dos apóstolos. “Alistaram-se” numa igreja local, ... (Heb 10:25).
42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. (Hebreus 10:25)

7o Sinal: v. 42 - Perseveraram na comunhão, no amor e camaradagem fraternais entre os que estão no mesmo trabalho, mesma perseguição, mesma luta.
42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

8o Sinal: v. 42 – Perseveraram no partir do pão, isto é, visitando-se, comendo juntos singelamente.
42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

9o Sinal: v. 42 – Perseveraram nas orações. Orar é falar a Deus em atmosfera de comunhão. Adore-O, conte a Ele suas alegrias e tristezas, suas súplicas... Orar em casa, orar no pensamento, orar nas refeições, orar com irmãos...
42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

10o Sinal: v. 46 – Alegria.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, (Atos 2:46)

11o Sinal: v. 46 – Singeleza de coração.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, (Atos 2:46)

12o Sinal: v. 47 - Louvor a Deus.
47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.


Alguns outros sinais:

13o Sinal: Restauração dos erros. ... (Luc 19:8).
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. (Lucas 19:8)

14o Sinal: Abandono do (s) pecado (s). ... (1Cor 6:10,11). ... (2Cor 5:17).
10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 11 E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. (1 Coríntios 6:10-11)

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
(2 Coríntios 5:17)
Hélio de M. Silva.

TRÊS PRINCÍPIOS DA MANUTENÇÃO DO CASAMENTO

Amós 3:3 - "Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo"?

Eclesiastes 4:9ª - "Melhor é serem dois do que um...".

Algum tempo atrás assisti uma reportagem pela tv onde o foco maior foi o relacionamento de casais que conseguiram vencer a barreira do tempo e se sentiam felizes por ainda estarem casados. Estes casais estavam felizes e se sentido abençoados por Deus justamente numa época em que o divórcio está tanto em evidência.

Será que existem alguns métodos ou princípios que ao aplicá-los em uma vida a dois podem fazer com que este relacionamento tenha durabilidade, tenha consistência e dinamismo? Eu creio que sim. Existem com certeza muitos princípios que quando levados a sério numa relação podem dar dividendos satisfatórios e prazerosos por dentro do casamento. Nesta oportunidade eu quero destacar apenas três, destes princípios para a manutenção da instituição criada por Deus chamada casamento.
1. RESPONSABILIDADE

Fica difícil manter um relacionamento de um homem e uma mulher quando este princípio é desconsiderado. Responsabilidade implica em compromisso, aceitação de obrigações que são novas, diferentes e desafiadoras no casamento.

Novas - porque de uma hora para outra, hábitos antigos precisam ser ajustados à nova realidade.

Diferentes - porque é o começo de algo que até então ambos nunca experimentaram.

Desafiadoras - porque a cada dia no casamento vão existir muitos desafios que ambos terão de enfrentar.

O princípio da responsabilidade na realidade não é algo pronto que se leva para o casamento. É um aprendizado constante encarado de um modo sério tanto pelo marido quanto pela esposa. São trocas de informações, de obrigações, de idéias que se traduzem em companheirismo, em diálogo, em entendimento. Ser responsável é algo que precisa ser aprimorado na medida que os anos avançam. Quantos casamentos estão falidos, tudo porque este princípio em algum momento no relacionamento foi violado.

Eu creio que muitos já começam uma vida a dois desconhecendo o principio da responsabilidade. O problema do sexo antes do casamento é um forte exemplo, quando ambos com suas irresponsabilidades não enxergam o futuro e as suas ciladas. Hoje é tremendamente comum vermos pais educando seus netos. Tudo porque o princípio da responsabilidade foi desconsiderado por seus filhos.

Os jovens hoje não pensam muito em se estabilizarem financeiramente antes de assumir um relacionamento mais sério que é o casamento. No afã das emoções e paixões carnais se entregam e sofrem com o passar dos anos fazendo com que o relacionamento que deveria ser prazeroso se torne com o tempo em fracasso, em separação. A responsabilidade é um aspecto que precisa ser levado a sério antes e durante os anos de vida conjugal.

II. FIDELIDADE

Fidelidade é outro aspecto importantíssimo em um relacionamento a dois. Têm tudo a ver com cumplicidade, ou o respeito que ambos devem nutrir ao longo dos anos. Sem dúvida um dos maiores motivos para o divórcio é a falta de fidelidade. Para um vida a dois ser bem sucedida este princípio precisa ser cultivado à partir de pequenas coisas, pequenos detalhes, tais como a constante apreciação pelo cônjuge, a demonstração de carinho, de afeto. Na realidade é um constante vigiar para se manter integro, correto, autêntico. Reconhecer que o presente que Deus lhe deu que foi a (o) sua (seu) amada (o) deve ser valorizada (a) respeitada (o). Esta pessoa é parte de você. É parte de sua carne e não deve ser tratada (o) com desdém.

Fidelidade é manter-se na linha, nos trilhos da vida. É ser transparente, comedido em suas ações. Mesmo nos pensamentos, a lascívia, a imoralidade precisa ser atacada de frente com a ajuda de Deus. O respeito de um para com o outro deve ser cultivado. Os filhos devem crescer neste ambiente de paz onde podem aprender pelo exemplo genuíno de seus pais e com isto serem pessoas maduras e seguras no seu proceder futuro na área sentimental.
III. AMOR
O amor é tudo em um relacionamento. Quem ama se dá.Quem ama perdoa. Quem ama pede perdão. É Cortez, é gentil. O amor é abrangente. Ele é capaz de integrar, de unir, de envolver, de resolver muitas questões de situações de conflito. Quando se ama se respeita. Quando se ama se é fiel, responsável. Em uma época onde a palavra de ordem é a globalização, eis aí a extensão e o fascino do amor. Só o genuíno amor pode fazer com que a durabilidade exista de fato em uma família.

Só o amor pode enfrentar os maiores problemas, os maiores obstáculos que a vida nos apresenta. Sem ele não se respira, não se move neste mundo. Não se vive. Eu não me refiro somente a um amor paixão que está ligado constantemente a sexo. Estou me referindo a um amor de envolvimento, a um amor de amizade, de companheirismo, de compartilhamento. É um amor que sofre com o outro, que aprende com o outro. É o amor que se deixa conquistar, que não é vulnerável, que é permanente, que é bom e saudável.

Portanto aí estão três princípios que se forem praticados no dia a dia no relacionamento conjugal fará diferença na soma dos anos. Agora não podemos nos esquecer que estas conquistas destes desafios que temos concernentes a responsabilidade, a fidelidade e ao amor, só terá validade, só terá o selo de qualidade se forem administrados por Deus diretamente. Deus é amor, é responsável e fiel. São alguns dos seus mais notáveis atributos. Somos a xerox de Deus. Somos a essência de Deus. Somos feitos a sua imagem e semelhança e fomos criados para vivermos exclusivamente para a sua glória e louvor. O que eu estou querendo dizer e passar pra você é que se o seu casamento não for fundamentado, alicerçado em Deus, dificilmente ele poderá subsistir.

Deus precisa ser parte integrante dos relacionamentos. Uma família onde Deus não é Senhor, cada componente do mesmo estará em constante perigo, sem nenhuma proteção Espiritual. Serão pessoas egoístas, sem comprometimento com o genuíno amor, com comportamentos e hábitos duvidosos.

Amado (a)   Você quer ter um relacionamento estável e duradouro em seu casamento? Pense um pouco e reflita:

Esses princípios que destacamos hoje estão presentes diariamente em sua família?
Deus é o principal motivador em seu lar?
Você o tem convidado para fazer parte de suas vida?
Você teria respostas coerentes a estas perguntas?

Lembre-se: Nunca é tarde para colocar estes princípios em evidência em sua vida. Você pode começar a partir de hoje a desenvolver o seu relacionamento conjugal através de suas ações, pensamentos, através do diálogo praticando a responsabilidade, a fidelidade e o amor. Deus, neste dia está presente para abençoá-la (o) e ensiná-la (o) na medida que você o convidar para ser Senhor de sua vida.

Deus os abençoe tremendamente a sua vida em família...