10 novembro 2010

NÃO VÁ PARA BETSAIDA



 

NÃO VÁ PARA BETSAIDA

 


Mt 8:22-26

Esse texto relata um milagre. Jesus não realizava os milagres todos do mesmo jeito. Ele usava maneiras diferentes para seus milagres. Comparada às outras curas, essa foi até meio estranha. Jesus não realizou o milagre deste cego dentro da cidade onde ele morava. Ele mandou que o homem saísse da Aldeia. Betsaida era uma cidade com clima espiritual desfavorável à ação de Jesus. Um lugar cheio de incredulidade. Jesus também não realizou esse milagre instantaneamente. Foi feito em etapas. Hoje, uma grande parte das curas é realizada em etapas, se gasta tempo e perseverança. Jesus seguiu alguns passos. Ele retirou o homem da aldeia, pôs saliva nos olhos do cego, impôs as mãos sobre ele e lhe perguntou se estava enxergando. Tendo o homem respondido que ainda não via claramente, Jesus NOVAMENTE colocou as mãos nos seus olhos.

Quando você orar por alguém ou por você mesmo, a fim de ser curado, não desista se o milagre não acontecer instantaneamente. Seja persistente. Jesus não desistiu de curar o cego. Quando Ele colocou as mãos nos olhos do cego novamente, Ele ficou curado. Continue crendo, não se dê por vencido.

Mesmo Jesus tendo feito o milagre, Betsaida era um lugar tenso. Por isso Jesus mandou que o homem saísse da Aldeia. O clima espiritual lá era de incredulidade. Jesus também não pôde realizar milagres em sua própria terra por causa da incredulidade e indiferença do povo.

Você sabia que tem gente que recebe milagres continuamente mas permanece incrédulo? A tua mente é capaz de rejeitar algo que teus olhos estão vendo acontecer? A mente pode fazer uma pessoa dormir de olhos abertos. Betsaida foi uma cidade que presenciou muitos milagres de Jesus, viu coisas extraordinárias. A multiplicação dos pães e peixes se deu em Betsaida. Mas ainda assim, permanecia incrédula. Quando uma coisa se torna muito comum pra você, perde a graça, não é? Por que as pedras são preciosas? Porque são raras. Quando temos em abundância, costumamos desprezar. Mas não deveria ser assim com os milagres de Jesus.

Entramos no mês de agosto. Muitos acreditam que agosto é o mês do desgosto. Mas temos que crer que no mês de agosto HÁ GOSTO!

Duas atitudes básicas que devemos ter:

- Aprender a receber e manter a graça de Deus em nossa vida. Dá graças a Deus pela tua vida, pelas coisas grandes e pequenas que Deus te dá. Quando você dá um presente a alguém, o que você espera dela? No mínimo que ela goste do presente, não é? Se você recebe uma graça de Deus e não se alegra com ela, ela não dura muito. Aprenda a MANTER o milagre, sendo grato a Deus e perseverando naquilo que recebeu.

Tem pessoas que acham que Deus tem obrigação de lhes abençoar. Ou porque foram criadas por Ele, ou porque são boazinhas... Mas Deus tem compromisso com aquele que Lhe é grato.

- Nossa tendência natural é nos deixar contaminar com os hábitos do mundo. Você como cristão não pode andar com qualquer pessoa. Você adquire seus maus hábitos. Ande com quem te faz crescer. As pessoas te avaliam pelas suas companhias. Com quem você tem andado? No texto, Jesus retirou o homem da Aldeia onde ele vivia. Lá não tinha condições de realizar o milagre. E quando foi curado Jesus recomendou a ele: "não entre na Aldeia". Ele corria o risco de perder a bênção da cura por se contaminar com a incredulidade do povo.

Cada graça especial que você recebe, Deus tem algo em vista. Depois de te abençoar, Deus espera mudanças em sua vida. Não seja um morador de Betsaida. Creia em Deus, receba o milagre, mantenha-o sendo grato e perseverante, receba com alegria os presentes de Deus. Só por ver a tua alegria, Deus terá prazer em continuar te abençoando.

 

Um comentário: