19 novembro 2010

Tentação

 
Tentação
Tg. 1:12 a 18    
12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.
13 Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta.
14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência;
15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
16 Não vos enganeis, meus amados irmãos.
17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
18 Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.

         A Bíblia apresenta satanás como tentador, ou seja, como aquele que sabe como ninguém mais  as circunstâncias existenciais para induzir a pessoa na concentração de objetos maléficos.
         A maior intenção do diabo não é, na verdade, nos fazer pecar, mais sim a de criar em nós uma ausência de Deus em nós, e com isso nos fazer sentir uma espécie de alienação espiritual em relação a Deus. O diabo nos escraviza no pecado ( Mc.1:13 E esteve no deserto quarenta dias sentado tentado por Satanás; estava entre as feras, e os anjos o serviam.), ( ICo.2:5para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.),(Ap.2:10Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.), (Jo.8:34Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.),(Rm.6:17Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.),(Rm 7:17Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.)
                      A tentação surge da nossa presunção de força:
         A tentação se torna mais eficaz quando presumimos ter forças suficientes para não cairmos em pecado ou para vencê-la. Quando assim bem entendermos
         A autoconfiança é um atalho para a derrota. Precisamos aprender a nos afastarmos da aparência do mal, bem como do próprio mal.
         O autoconhecimento de nossas limitações, é associado ao conhecimento de Deus e de sua palavra é isso que nos ajuda para evitarmos a presunção de força, que nos deixa vulneráveis à tentação.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário