23 novembro 2010

COMO VC ESTÁ LINDANDO COM SUAS EMOÇÕES?

 
COMO VOCÊ ESTÁ LIDANDO COM AS SUAS EMOÇÕES

Quebra-gelo: Em que situação você mais facilmente perde o controle?
Mc 3:1-6

Ás vezes ficamos irados com certas situações em que explodimos. Ninguém explode repentinamente com uma carga única. Na verdade, existe um acúmulo de situações que vai saturando nosso limite. Imagina você num supermercado para pagar um único item, tendo que enfrentar uma fila imensa, e, quando chega na sua vez, o a funcionária pede pra você aguardar que vai fazer a troca de caixa. Isso tira você do sério, não é mesmo? Vão acontecendo coisas em nossa vida que vão nos tirando do sério. Nós somos dotados de dor, de emoção e, por sermos humanos, somos limitados.
Jesus é o nosso exemplo. Ele ensina não apenas que aprendamos teoricamente, mas para que aprendamos na prática. Há diferença entre aluno e discípulo. Jesus sempre ia dando lições para cada um de nós. Aluno significa SEM LUZ, ou seja, alguém que está sendo ensinado. O aluno aprende na teoria, mas o discípulo aprende na prática. Jesus na Sinagoga, num sábado, cercado pelos sábios, fariseus. E lá havia o homem do nosso texto, o homem da mão ressequida, que por sua deficiência era inútil à sociedade.
Os fariseus queriam pôr Jesus em uma armadilha., porque não era permitido curar no dia de sábado. Só era permitido no máximo realizar um parto, as outras coisas ficariam para o outro dia. Mas aquele homem havia sido levado pelos próprios fariseus que queriam ver a reação de Jesus. O que era certo Jesus fazer? Quando ele fez essa pergunta, todos se calaram. A dúvida não era se Jesus podia curar, pois eles sabiam que Jesus podia. Mas eles queriam que Jesus infringisse a Lei. Jesus ficou indignado com tamanha falta de amor. Eles estavam preocupados com a Lei, mas Deus se preocupa com a dor do homem. O amor de Deus é maior que a Lei. Mas a ira e a indignação, a irritação de Jesus, eram sempre passageiras. A ira é um sentimento. A ira sempre nos leva a algum lugar que não é bom. É em Jesus que devemos nos espelhar. Não há problema em você se indignar e se irar, mas é preciso trabalhar esse sentimento. Coisas que não merecem importância, nossa indignação e nos fazem irar, estão tomando lugar das que realmente importam. Chateamos-nos com pequenas coisas e nos conformamos com coisas grandes, que deveriam tirar nosso sossego e nosso sono. Deus não age assim em relação a nós. Se Deus se irritasse e s irasse e levasse essa ira adiante, estaríamos perdidos. A ira de Deus em relação a nós é para nos livrar daquilo e daqueles que querem nos atingir.
Pode ser que você esteja vivendo assim em sua casa. Você faz e diz coisas que se não estivesse irado, não faria. Mesmo a pessoa mais passiva do mundo quando instigada ao extremo, perde a calma, se veste de ira e fica transformada.
Como estamos lidando com as nossas emoções? Temos sido chamados para vivermos o verdadeiro cristianismo. Não somos alunos, aprendendo a teoria. Somos discípulos que devemos aprender na prática. Fomos chamados para demonstrar o caráter de Cristo. Aquilo que Jesus fazia com a sua ira, é exatamente o que devemos fazer. É possível dizermos NÃO sorrindo. Não precisamos, ao nos irar, maltratar as pessoas. Temos que andar nos passos de Jesus. Jesus repreendia, mas demonstrava amor em suas atitudes. Ele se indignava, fazia algo a respeito da situação, mas não pecava. Jesus fazia com que o mundo ao seu redor se tornasse melhor. E é assim que devemos fazer também. Precisamos crescer em Cristo. E quando estamos crescendo, mudamos nossas atitudes negativas. Temos que tratar nossas emoções juntamente com o Espírito Santo, porque é Ele quem expressa nossos sentimentos diante de Deus. Sem o Espírito Santo nós caminhamos na direção errada.
Temos que viver acima dos nossos sentimentos, temos que nos abraçar e nos envolver com as causas de Deus. Ao invés de nos irarmos em nossas situações, precisamos recorrer ao Espírito Santo, ter mansidão, domínio próprio e se perguntar: nessa situação, o que faria Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário