28 novembro 2010

A Bencao de Ter Amigos



A benção de ter amigos



Marcos 2:1-12

Esse texto nos fala da benção que é ter amigos.

O mundo, com seus valores invertidos tirou esse privilégio do homem (o ter amigos sinceros).

Pare um pouco e pense, quantos amigos realmente amigos você tem? Aquele que você pode confiar tudo, aquele que você compartilha suas fraquezas, suas necessidades...

O homem e a mulher precisam de amigos.

Estima-se que no mundo existam mais de 400 milhões de pessoas que sofrem de depressão, precisando apenas de uma pessoa que os ouçam e muitos suicídios seriam evitados.

Aquele homem paralítico de Cafarnaum sabia a importância que é ter amigos, pois foram justamente os seus amigos que o levaram até Jesus.

O verdadeiro amigo é aquele que lhe aproxima de Jesus.

Existem muitos "amigos" que ao invés de estender a mão para levantar um caído fazem é empurrar ainda mais pra o chão.

Mas aqueles quatro amigos que nós estamos falando, eles estavam fazendo de tudo possível para levar aquele homem mais perto de Jesus e não estavam conseguindo porque grande era a multidão que cercava Jesus naquela casa. Mas os verdadeiros amigos não desistem enquanto não vêem aquele seu amigo de pé.

E eles tiveram a idéia de subir pelo telhado e baixar o paralítico pelo telhado. Um verdadeiro amigo é aquele que faz de tudo para lhe aproximar mais de Deus, até dar uma de "homem aranha" e subir pelo telhado e descer um paralítico.

Não importa qual seja a circunstancia, um verdadeiro amigo é aquele que lhe faz se aproximar mais de Deus:

1- Através das suas palavras.
1Cor 15:33 diz que as conversas más corrompem os bons costumes.
Existem pessoas que quando se juntam é só pra falar bobagem, piadas imorais, falar sobre pecado como se fosse uma coisa normal, o homem fala de mulher e a mulher fala de homem, e esse tipo de conversa ao invés de lhe aproximar mais de Deus cada vez lhe distancia Dele. Conversas que lhe influencia para o pecado ao invés de incentiva-lo para buscar a Deus.

Como é bom conversar com pessoas que falam sobre Deus, sobre como a célula está prosperando, sobre experiências com Deus. Da mesma forma que a conversa má corrompe o bom costume a conversa sadia influencia o bom costume, vai fazer com que você não se distraia dos propósitos de Deus para a sua vida, que é a santidade e o compromisso com a palavra de Deus.

Se as conversas com seus amigos não têm lhe aproximado de Deus está na hora de você rever o tipo de conversa que está tendo ou rever as amizades que você tem.

E não precisam se preocupar com perder "amigos" que não lhe fazem se aproximar mais de Deus, Ele lhe dará novos amigos verdadeiros.

2- Através da sua fé.
Vers. 4,5. Através da fé dos amigos daquele paralítico ele conseguiu se aproximar de Jesus e recebeu o perdão dos pecados e foi curado.

Como é bom conversar com alguém que tem fé, que não é pessimista, e como é ruim estar perto de pessoas pessimistas, murmuradoras, que reclamam de tudo, que só falam coisas negativas.

Eu posso imaginar aquele momento quando aqueles quatro homens chegaram até a casa onde Jesus estava e quando viram a dificuldade não desistiram, nem começaram a murmurar, mas prontamente se dispuseram a subir no telhado porque tinham fé que Jesus poderia curar aquele paralítico.

A bíblia diz que a fé vem pelo ouvir e naquele momento aqueles homens falando com fé, também o coração daquele paralítico se encheu de fé e Jesus vendo-lhes a fé, não só a dos quatro amigos, mas também a do paralítico, perdoou os seus pecados.

Quando se está perto de pessoas que tem fé e conversam sobre a fé no filho de Deus, conseqüentemente também a nossa fé é aumentada. Abraão é tido como o pai da fé e ele também tem um titulo na bíblia que todo homem desejaria ter, o de amigo de Deus.

A fé consolida uma boa amizade. Se os seus amigos não têm acrescentado nada a sua fé está na hora abrir mão de algumas amizades em favor da sua fé.

Um outro episódio na bíblia onde vemos Jesus chamar alguém de amigo é o da ressurreição de Lázaro. João 11:11. Lázaro era irmão de Maria, aquela que ungiu os pés de Jesus e enxugou com os cabelos. Lázaro tinha uma relação de amizade tão boa com Jesus que o fez chorar com a sua morte (Jo 11:34,35).
Após a ressurreição de Lázaro ele precisou de amigos para tirar-lhe as ataduras (Jo 11:44).

Um verdadeiro amigo é aquele que nos ajuda a tirar as ataduras causadas pelo pecado como traumas, feridas interiores, culpas, desânimo, etc.

Mas ao invés disso alguns "amigos" fazem é atar ainda mais impedindo que nós corramos livres em busca de santidade e compromisso.

O mundo retirou o privilegio do homem de ter amigos substituindo pelo cachorro, mas nós precisamos ter amigos e amigos verdadeiros.

Aquele paralítico apesar de ter amigos tinha uma vergonha, o seu leito. E Jesus depois de perdoar os seus pecados operou um milagre (Marcos 2:11,12).

Quando Jesus curou aquele paralítico ele pegou o seu leito e retirou-se a vista de todos. Deus transformou a maior vergonha daquele paralítico na sua maior vitória.

Uma verdadeira amizade nos aproxima mais de Deus e conseqüentemente transformará as nossas maiores vergonhas em nossas maiores vitórias.

Chegou a hora de darmos um basta e convidarmos a Jesus para tomar o lugar Dele nas nossas vidas como nosso amigo.

Um comentário:

  1. Amei a palavra de Deus!que maravilhoso,foi tremendo,que Deus continui te usando sempre
    nas vidas das pessoas que realmente quer ter
    Deus como seu verdadeiro amigo,abraço

    ResponderExcluir