30 outubro 2010

Série devocional sobre a Mentira (Parte 04)



MOTIVOS PELOS QUAIS SE MENTE
POR NECESSIDADE DE AUTOPROMOÇÃO
"E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe)." (1 Rs 13:18)
Jeroboão havia recebido a ordem de Deus para não voltar a certo lugar, nem comer nada dali, nem beber de sua água, nem mesmo voltar pelo mesmo caminho, todavia, um profeta velho daquele lugar procurou Jeroboão e disse que também era um profeta de Deus e havia recebido uma visita de um certo anjo que tinha lhe dito o contrário. Por essa razão esse profeta velho foi morto.
Alguns fatos aqui observados nos levam a algumas conclusões obvias. Primeiro vemos que o profeta velho deveria continuar vivo se fosse obediente a Deus e continuasse no seu lugar. Porém, ele saiu do seu lugar, do seu caminho, e foi entrar no caminho de outro homem de Deus para lhe atrapalhar. Naquele momento aquele profeta não estava exercendo seu ministério com seriedade e estava tentando atrapalhar a vida de outro.
Em segundo lugar, ele mentiu. Mentiu para tentar se autopromover as custas de outro homem de Deus. Talvez ele quisesse ser reconhecido por Jeroboão, ou pela sua comunidade local. Ele queria reconhecimento, autopromoção. Ele queria conquistar a simpatia e o favor de Jeroboão, e para isso usou do artifício da mentira. Terminou morto!

ì Jorge Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário