30 outubro 2010

Série devocional sobre a Mentira (Parte 03)



MOTIVOS PELOS QUAIS SE MENTE
POR DESEJAR GLÓRIA PESSOAL
"Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém." (Rm 1:25)
Romanos capitulo 1 nos fala acerca da glória de Deus que é manifestada através das coisas que foram criadas, e que tais coisas são manifestadas para todos os seres vivos. Contudo, o texto é enfático ao afirmar que, mesmo conhecendo a verdade de Deus, alguns homens (seres humanos) mudaram propositalmente a verdade, substituindo-a pela mentira, por causa de um desejo de receber a glória para si próprios.
Essa é outra razão pela qual o ser humano se sente tentado a pecar: O desejo de tirar a glória e a honra, que por direito pertencem a alguém e tentar usurpá-Ia para si mesmo. Devemos lembrar de duas passagens bíblicas imprescindíveis a esse respeito:
1. "Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor, a quem honra, honra." (Rm 13:7)
2. "E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo." (Is 14: 13,14)
Encontramos na Bíblia o ensino de que devemos dar honra a quem merece honra. Dessa maneira, ao se usurpar (roubar) a honra que alguém merece (Rm 13:7), ou que Deus lhe deu (1Co 12:24), demonstra-se estar comportando igual ao próprio Satanás, pois foi isso mesmo que ele tentou fazer ao, mentindo, dizer a Eva que ela seria igual a Deus (Gn 3:5) e que ele próprio seria igual a Deus (Is 14:13-14).
A busca por glória pessoal é um caminho pavimentado pela mentira.
Ore a Deus, pedindo que Ele lhe ajude a dar honra a quem merece, a glorificar o nome do SENHOR e a ter humildade em todos os momentos da vida.

ì Jorge Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário