30 outubro 2010

Série devocional sobre a Mentira (Parte 02)


MOTIVOS PELOS QUAIS SE MENTE


POR CAUSA DA OCIOSIDADE

"Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele e não confiem em palavras mentirosas" (Ex 5:9)

O faraó, nesse texto, ordena que se aumente a carga de trabalho dos escravos hebreus para que não tivessem tempo de dar ouvidos a fofocas, mentiras ou outras coisas que viessem e lhes tiram a atenção do trabalho. Esse pensamento é expressado como o adágio popular: "mente vazia é oficina do diabo". Não estou afirmando que o faraó estava certo ao aumentar a carga dos escravos, ou o seu sofrimento, sua dor... NÃO! O faraó estava errado ao realizar tal ato, todavia, o pensamento que quero destacar aqui é que verdadeiramente quando alguém está com sua mente desocupada surge a tendência para se criarem atitudes problemáticas. Veja o que nos diz Ezequiel 16:49:

"Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas, mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado"

O texto nos afirma que a ociosidade é pecado. Observamos, então, que ociosidade (falta do que fazer) pode colocar um indivíduo atolado até o pescoço em uma vida de fofocas, falsidades, mentiras e intrigas.

"Não sejais vagarosos (ociosos) no cuidado sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor" (Romanos 12:11)

Quando a nossa mente não está ocupada com a Palavra de Deus o nosso coração toma-se vazio, nossa vida sem sentido e nossas ações trágicas, para nós mesmos e para os outros ao nosso redor.

"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (Sl 119:11)

Ore a Deus pedindo que Ele lhe ajude a sair da ociosidade e exercitar uma vida distante da mentira.

ì Jorge Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário