11 outubro 2010

Ser Amigo, por que confundimos?





Ser Amigo, por que confundimos?  

Por Gláucia Maria Santos Nogueira
 
Para definir com as palavras certas o conceito exato de Amigo – Amizade, é preciso primeiro de suas características; ser Amigo ou a quem se tem uma Amizade. A Palavra de Deus nos diz:
 
A raiz da palavra amigo é a palavra amor. Amigo é alguém que te ama de forma consistente. Jesus é o maior exemplo de amigo que temos, pois `Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos`, Jo 15.13.
 
Antes de expor meu pensamento sobre esse assunto, darei a definição das palavras Amigo e Amizade do Dicionário Priberam.
 
Amigo – Aquele que quer bem.
 
Amizade - Sentimento de afeição, amor, boas relações, laços cordial entre dias ou mais entidades, dedicação, benevolência, etc.
 
Quando o sentido de uma palavra na sua ação, é confundida, seu sentido original é mascarado. Praticando uma ação falsa e interesseira, com aparência de sincera e verdadeira. Para isso é preciso definir individualmente a Amizade Sincera e Verdadeira da Amizade Falsa e Interesseira.
 
A Amizade Sincera e Verdadeira
 
A verdadeira amizade é duradoura e tem crescimento, ela requer lealdade, sinceridade, transparência, respeito, constância e justiça, ela permite falar ao amigo, de todos os seus defeitos sem agressividade, dizendo a verdade com tranqüilidade, mesmo que não se goste de ouvir. Uma amizade sadia pode dar apoio emocional, psicológico, espiritual e material. Alguns cuidados para que uma boa amizade não venha ser destruída; a falta de confiança, o ciume, a mentira, o egoísmo, a ganância, os interesses diferentes pessoais, e a traição.
 
A verdadeira amizade sabe valorizar a autoridade do outro, há uma sujeição mútua entre verdadeiros amigos.
 
Paulo aconselha a Timóteo a ser exemplo dos fiéis.
 
Ninguém despreze a tua mocidade mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza", I Tm 4.12.
 
A Amizade Falsa e Interesseira
 
A amizade falsa é aquela que visa o interesse e o prazer. Assim que consegue seu objetivo se afasta como se nada houvesse. Essa pessoa só se relaciona com quem pode lhes dar algo em troca, seja na área financeira, na área sexual ou em qualquer outra. Esses falsos amigos são muito perigosos, pois podem ser traiçoeiros na hora que se não espera.
 
A Palavra do Senhor nos adverte por esse tipo de amizade interesseira, em Pv 14.20: O Pobre é odiado até pelo seu vizinho; mas os AMIGOS dos ricos são muitos.
 
A Amizade falsa poderá está de olho no emprego do próximo, em sua família ou em seu dinheiro e etc. Vivemos em uma sociedade onde pais matam filhos e filhos matam pais, é muito difícil acreditar e confiar em amizade.
 
Essa falsa amizade pode ser percebida pelo seu comportamento, como alguém que jura amizade, mas que prejudica de maneira consciente seu próximo. É notável através de atitudes, ela sempre surge do nada, mas com todos os seus planos elaborados. É insistente até que obtém seu objetivo, mesmo sabendo que isso poderá lhe custar muito caro.
 
Os maus amigos são pessoas de reputação ou conceitos duvidosos diante da sociedade.
 
O Psicólogo Alexandre Benz é especialista em relacionamentos, segundo ele para se detectar uma amizade falsa, é preciso que identifiquemos ações que podem apontar se uma amizade é verdadeira ou não antes que o "pior" aconteça.
 
Ligações demasiadas também indicam interesse momentâneo em algo.
 
Existe um sentimento de inveja entre vocês?
 
Segundo o psicólogo, a inveja é o que norteia uma falsa amizade. Se você possui algo que desperta grande desejo em alguém próximo, existe o risco de essa pessoa - por mais amiga que pareça - um dia se volte contra você.
 
E isso também vale para tantas outras `aventuras` em que às vezes pessoas próximas nos envolvem: se você acha que algo é errado, não faça.
 
Existe alguma atração física entre vocês?
 
Outro ponto que gera bastante discussão é a possível amizade entre homem e mulher. Segundo o médico, a amizade entre o sexo oposto existe e é extremamente saudável, desde que ambas as partes não tenham intenções sexuais.
 
Claro que não há nada de errado entre amigos que ficam sem compromisso e depois voltam a ser amigos normalmente. Porém, para algumas pessoas, isso pode abalar uma amizade para sempre. Então é importante separar atração física e amor das outras formas de carinho quando se quer apenas ser amigo de alguém.
 
Conclusão
 
Uma verdadeira amizade em Cristo, não é governada pelos instintos nem motivada por interesses, mas é uma escolha mútua, que tem valor por si mesma. Os amigos em Cristo se unem no amor recíproco em favor uns dos outros. Não são fecham em si mesmos. Toda amizade precisa ser purificada, para que seja eliminada toda injúria, calúnia, arrogância e a traição. Graças à amizade verdadeira, muitas pessoas encontram Deus, e são poupadas de experiências negativas, encontram apoio, consolo, e orientação. É preciso que haja correção, assim, haverá crescimento humano, espiritual, social.
 
Escolhendo nossos amigos, distinguindo entre bons e maus, para que as grandes amizades não sejam abaladas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário