27 outubro 2010

Não Adorar Imagens, Como Entender?


Não Adorar Imagens, Como Entender?

Como Entender a Proibição de Não "Se encurvar nem servir" à imagens? Não servir de qual maneira?
O entendimento é que as imagens não devem ser objetos de nenhuma adoração, veneração ou reverência. A proibição de encurvar-se compreende: ajoelhar-se, inclinar o corpo ou a cabeça; tocar as imagens numa demonstração de devoção e respeito; beijá-las, coroá-las, levá-las em procissão em atitude de contemplação. A proibição de não servir as imagens compreende: não servi-las com lágrimas, com flores, com festas, cânticos, vigílias, rezas, sacrifícios, velas, ofertas em dinheiro ou em alimentos. Outras passagens bíblicas realçam a proibição do Segundo Mandamento:
"Eu sou o Senhor. Este é o meu nome. A minha glória a outrem não a darei, nem a minha honra às imagens de escultura" (Isaías 42.8).
"Não façam imagem alguma na forma de ídolo, semelhança de homem ou mulher (Deuteronômio 4.15-19).
"E terás por contaminados a prata e o ouro que recobre as imagens de escultura. Lança-las  fora como coisa imunda" (Isaías 30.22).
"Mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis" (Romanos 1.23).
"Nada sabem os que conduzem em procissão suas imagens de escultura" (Isaías 45.20).
"Os que se apegam aos ídolos vãos afastam de si a sua própria misericórdia" (Jonas 2.8).
"Mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram a criatura em lugar do Criador, que é bendito eternamente" (Romanos 1.25).Ver Salmos 115.4-8.
"Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás" (Mateus 4.10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário