18 outubro 2010

A MENTIRA CAUSA DESARMONIA

 

Gn 29: 31-35

É preciso observar pequenos detalhes que poderiam evitar tragédias no meio da família.
Dois minutos podem não parecer nada, mas um pequeno detalhe pode fazer muita diferença na nossa vida. Houve uma competição de mulheres no Canadá, uma maratona. A que ficou em segundo lugar ficou a apenas 2 min de diferença da primeira colocada. Mas foram 2 minutos que lhe tiraram a vitória.
Na história de Jacó percebemos que já no ventre da mãe havia uma grande rivalidade entre os irmãos. A diferença de tempo do nascimento de Jacó para Esaú foi mínima, mas que fez toda diferença em sua vida. Sabemos que o nome de Jacó significa enganador. Os meninos cresceram e chegou a hora de conceder a bênção da primogenitura. Isaque  Esaú  caçar a presa para preparar o cozido da bênção. Jacó se aproveita dessa ausência do irmão para enganar seu pai, com a ajuda da mãe. Fez-se passar por seu irmão, uma vez que seu pai não enxergava mais e mentindo com palavras para convencer Isaque de que ele de fato era Esaú. Foi uma mentira aparentemente pequena, mas que obrigou Jacó a fugir da sua casa, sua terra, para um lugar distante, senão seria morto pelo irmão que havia sido trapaceado. Jacó foi para casa de seu tio Labão a fim de trabalhar e continuar a vida. Lá, viu Raquel, por quem se apaixonou à primeira vista. Ofereceu seu serviço em troca de casar-se com Raquel. O tio concordou e, após os 7 anos combinados, foi realizado o casamento, mas em vez de casar-se com Raquel, havia se casado com Lia, a irmã mais velha, porque o certo era casar primeiro a filha mais velha. O enganador dessa vez foi enganado. Um tempo depois Jacó consegue se casar com Raquel. Mas havia um problema. Raquel não podia ter filhos. Lia não era amada por Jacó, mas dava-lhe filhos na esperança de conquistar o marido. Raquel sofria  e devia viver em rivalidade com sua irmã por conta disso. Acabou Raquel oferecendo sua concubina para Jacó, Lia também fez a mesma coisa e Jacó se via agora com muitos filhos e 4 mulheres. Que confusão devia ser aquela casa. As mulheres disputando o mesmo homem e os filhos no meio de tudo isso. Lia amava Jacó, que amava Raquel. Não havia companheirismo e amizade nessa casa. Pequenos detalhes tornavam aquela casa uma total desarmonia. E tudo começou com uma pequena mentira de um irmão invejoso.
Por último Jacó foi pai de José, filho de Raquel, sua amada. E por causa desse detalhe, os irmãos de José tinham inveja dele, o odiaram e o venderam como escravo, mentindo a seu pai, dizendo que José havia sido morto por um animal. Novamente o enganador foi enganado. Uma grande família que vivia em desarmonia por causa de uma mentira do passado.
Para que haja harmonia na família é preciso agir de forma correta, fazendo o que é certo e falando a verdade. Deus age sempre com base na verdade. Deus age nas pequenas coisas. Não precisamos de coisas grandes para estar felizes. Precisamos observar as pequenas coisas, boas ou ruins, porque coisas pequenas, como 2 minutos apenas, fazem toda diferença em nossas vidas.
Jacó teria sido abençoado por Deus mesmo sem a primogenitura. Jacó não atentou para pequenos detalhes que teriam tornado sua vida muito diferente e melhor do que a que ele teve.
A base da nossa vida deve sempre ser a verdade. Uma mentira pequena e desnecessária pode tirar tudo de bom que está destinado a nós pelo Senhor. Pode custar anos de nossa vida ou mesmo a vida toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário