26 outubro 2010

Perfume para o mundo



Tiago 1.19-27

[Paulo escreveu:] Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. • 1 Coríntios 15.33


Ao fazer as malas apressadamente, após uma longa conferência eclesial, coloquei minha roupa suja junto com a limpa. Imaginei que ao chegar em casa, eu poderia lavar as roupas sujas e usar as limpas. Mas, ao desfazer as malas, o cheiro acre de suor antigo saltou para fora. O odor de minhas roupas sujas tinha contaminado as limpas.


Algo semelhante pode acontecer também em nossas interações sociais. Às vezes, os meninos da igreja me perguntam se está certo ter amigos não cristãos. "Claro que sim", digo-lhes. "Na verdade, até acho que devem. Mas sempre se perguntem: Sou eu quem os está influenciando ou são eles que estão influenciando a mim?". E a pressão dos colegas pode igualmente ser uma grande complicação para os adultos. Negatividade, preconceito e ganância podem ser contagiosos. Mas, igualmente, amor, alegria, paz, paciência, bondade, generosidade, fidelidade, gentileza e autocontrole (Gálatas 5.22-23).


A leitura de hoje em Tiago nos adverte a que nos mantenhamos "incontaminados do mundo" (Tiago 1.27). Certamente, isso não nos convida a ser indiferentes ou farisaicos. Mas essa admoestação, de fato, nos lembra de que não podemos permitir que a sociedade do mundo nos domine. Antes, devemos ser a influência mais forte, espalhando o amor de Cristo por meio do nosso exemplo (veja 2 Coríntios 2.14-16).

Deus nos chama a ter um impacto positivo em nosso meio.

Michael Raypholtz (Ohio, EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário