27 outubro 2010

Desenvolvendo a Paciência






Desenvolvendo a Paciência
Por Rick Warren
A vida parece um teste de paciência!  Nesta semana a sua paciência pode ser posta à prova em pelo menos quatro formas diferentes:
Interrupções  –  Ao sentar-se para jantar, alguém pode bater à sua porta ou o telefone pode tocar;  ao entrar na sala de estar para descansar um pouco, alguém pode chamá-lo.  Ou então, ao trabalhar arduamente para cumprir um determinado prazo de entrega, não tendo espaço para admitir qualquer interrupção, o seu chefe pode pedir-lhe que compareça a uma reunião.
Inconveniência  –  O seu voo está atrasado ou foi mesmo cancelado;  problemas com o seu carro poderão deixá-lo parado no meio da estrada ou mesmo na garagem;  alguém pode pedir-lhe ajuda no momento mais inoportuno.  Como reagirá e este tipo de situações?
Irritações  –  De algum modo, poderá ficar irritado por alguma daquelas pequenas coisas que estão fora do seu controlo e que tornam a sua vida desconfortável.  Irritações tendem a trazer à tona o melhor ou o pior que há em nós.  No seu caso, como é que é?
Inactividade  –  Poderá ser obrigado a esperar...  em filas, em escritórios, no trânsito, em elevadores.  Com muita coisa para fazer em pouco tempo, ficar parado é um teste à paciência de qualquer um.  A maioria das pessoas que conheço prefere fazer qualquer coisa, a ter que esperar, seja qual for o motivo. 
Pesquisas têm demonstrado que pessoas habitualmente impacientes são mais propensas a um AVC (acidente vascular cerebral).  O acréscimo de stress é demasiado para um coração que, embora fragilizado por algum motivo, ainda não tenha dado sinais dessa situação.  Talvez seja este o motivo para o alerta de Provérbios 19:2:  “A impaciência irá metê-lo em apuros”  (tradução livre).  Provavelmente até poderia citar alguns exemplos pessoais desta verdade.
Se quiser alguns conselhos práticos para desenvolver a paciência, a Bíblia é uma excelente fonte de sugestões.  Vejamos algumas:
Descubra uma nova perspectiva.  Procure uma nova maneira de encarar a situação.  A paciência começa sempre pela mudança na maneira como pensamos acerca de algo.  E sempre existe mais de uma perspectiva para se olhar alguma coisa, transformando o negativo em positivo!  “A sabedoria do homem dá-lhe paciência”  (Provérbios 19:11).
Desenvolva um senso de humor.  Aprenda a rir de si mesmo e das circunstâncias, em vez de permitir que elas o deixem zangado e irritado.  Encontre o lado engraçado da sua frustração.  Estudos médicos têm demonstrado que pessoas com sentido de humor vivem mais.  “Uma atitude descontraída prolonga a vida do homem”  (Provérbios 14:30).
Aprofunde o seu amor.  Quando está cheio de amor, quase nada tem o poder de o provocar, mas, se estiver cheio de raiva, qualquer coisa o fará.  Amar é pensar no que outras pessoas precisam e não apenas no que nós necessitamos ou queremos.  “O amor é paciente, o amor é bondoso”  (I Coríntios 13:4).
Dependa de Deus.  Se acredita que Deus está no controlo das circunstâncias que o cercam e que Ele não se surpreende quando obstáculos ou interrupções interferem na sua agenda, poderá relaxar e confiar que Ele cuidará para que tudo redunde em seu favor.  A crise que teme pode ser afastada.  “Deus pode fortalecê-lo...  com abundante poder para enfrentar quaisquer circunstâncias com firmeza, paciência e alegria"  (Colossenses 1:11).

Texto de autoria de Rick Warren , escritor e conferencista, autor do best-seller "The Purpose-Drive Life" (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas através do mundo. Usado com a devida permissão. Tradução deMércia Padovani.  Revisão e adaptação por Heike Gomes.

Questões Para Reflexão ou Discussão
1.   Considera-se uma pessoa paciente?  Comente a sua resposta.
2.   Mesmo que seja uma pessoa paciente, todos nós encontramos circunstâncias que testam a nossa paciência.  Que situações lhe parecem ser especialmente desafiadoras para si?
3.   Concorda com a afirmação de que o desenvolvimento de uma perspectiva diferente ou a tentativa de ver o lado engraçado de uma situação, poderá ajudar a lidar com a frustração?  Dê um exemplo em como isso poderia ser efectivo na sua vida.
4.   O autor sugere que algumas das alternativas para lidar bem com a impaciência é o aprofundar o nosso amor e dependência de Deus.  Essa recomendação parece-lhe útil?  Comente a sua resposta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário