23 outubro 2010

Antes que 2010 acabe


Antes que 2010 acabe


Queridos amigos,

A vida avança rápido. Se não tomarmos tempo para fazer um relato das providências de Deus, as esqueceremos. Se não separarmos tempo para dizer "obrigado" àqueles que investiram em nós, na verdade cultivamos um espírito de ingratidão em nossos próprios corações. Aqui vai uma pequena prática que me ensinaram e que quero compartilhar com vocês. Todo ano, durante a última semana de dezembro, faça duas coisas:

I. Recapitule e faça um relato das muitas providências de Deus

"Escreve a visão, grava-a em tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo" (Habacuque 2.2).

Primeiro, marcando em pontos simples, recapitule os eventos chave para cada semana ou mês do ano. Tome tempo para pesquisar, o que lhe ajudará a recorrer à sua memória e lhe permitirá fazer um registro preciso. Rever as faturas, as notas pessoais, os diários, os títulos das revistas, as cartas e inclusive organizar suas fotografias cronologicamente são ferramentas tremendamente úteis. Aqueles que foram fiéis em tomar notas pessoais ou manter um diário terão poucos problemas reconstruindo os eventos chave. Permita-se uma boa semana para sua própria recapitulação do ano. Ademais, convertendo isto em uma tarefa em família, você não só elaborará sua lista com mais velocidade e precisão, mas (nas mãos de um pai de família amoroso) o próprio ato de fazer um relato das providências de Deus em sua vida será uma ferramenta bendita para o discipulado em família.

Toda a família terá um conjunto diferente de prioridades que servirão para dirigir o que se deve registrar. Além de registrar cronologicamente os eventos e providências chave do ano, trato de tomar o tempo com minha família para registrar parte da seguinte informação em listas separadas por pontos:

1. Para onde viajamos?

2. Quais foram os títulos e textos chaves dos sermões que preguei?

3. Quais livros ou artigos escrevi?

4. Quais projetos significativos para o lar levamos a cabo em 2010?

5. Quais foram as reuniões mais importantes do ano?

6. Que amizades especiais fizemos este ano?

7. Qual das crianças perdeu dentes e quantos?

8. Quem cresceu em estatura física e quanto cresceu?

9. Quem aprendeu a ler este ano?

10. Que dieta e regime de exercício físico mantive para honrar "meu templo"?

11. Que livros li? Lemos como família? Meus filhos leram?

12. Quais textos das Escrituras minha família memorizou?

13. Que pessoas amadas faleceram este ano?

14. Quais foram as grandes tragédias e perdas pessoais, ministeriais e nacionais?

15. Quais foram as grandes benções pessoais, ministeriais e nacionais do ano?

16. Quais foram meus fracassos e pecados mais significativos do ano de 2010?

17. Quais conflitos e assuntos não resolvidos estou levando para 2011?

18. Quais vitórias significativas, espirituais e práticas experimentei?

19. De que maneira tangível comuniquei gratidão àqueles que me abençoaram e que investiram em minha vida?

20. Quais são os dez temas principais de 2010 para minha família?

II. Diga "obrigado" àqueles que investiram em você

"Não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações" (Efésios 1.16).

Que aconteceu à pessoa que primeiro abriu para você as palavras de vida da Escritura? Onde está o amigo ou professor que acreditou em você e lhe ajudou a alcançar uma grande meta? E que é do mestre de Bíblia cujo manejo cuidadoso da Palavra lhe abriu novos panoramas de entendimento? Onde está o amigo que esteve com você tanto nas horas boas e nas ruins? Mais importante: o que você disse para sua mãe, que lhe levou em seu ventre, lhe amou e alimentou, ou ao pai que trabalhou para suprir suas necessidades e lhe pastoreou?

Qual foi a última vez que respondeu ao investimento deles em sua vida com gratidão, benção e inclusive dinheiro? Jesus não se lembra daqueles mal-agradecidos receptores de benção que simplesmente seguiram seu caminho sem demonstrar gratidão (Lucas 17).

Antes que o ano termine, faça uma lista de dois tipos de pessoas: A primeira lista com os nomes daquelas pessoas cuja vida, ministério, ou investimento pessoal em você tenha tocado ou mudado sua vida de maneira profunda. (Em meu caso, a lista inclui pais, pastores e até alguns mestres dos primeiros anos da minha caminhada cristã a quem não voltei a ver, cujos livros e fitas de áudio foram cruciais para meu discipulado pessoal quando eu era um cristão jovem). A segunda lista deve incluir aquelas pessoas que desempenharam um papel sumamente significativo em sua vida neste 2009.

Escreva uma carta breve e significativa a cada um deles. Seja específico em sua gratidão. Explique o que eles fizeram por você e porque foi importante. Mostre-lhes como foram um instrumento de benção da parte de Deus em sua própria vida. Ore por cada carta, pedindo a Deus que lhe conceda um rico entendimento das qualidades de caráter de cada indivíduo e sobre a maneira em que aquelas qualidades mudaram sua própria vida. Quando apropriado, inclua um cheque ou um símbolo especial de apreço que reflita seu desejo de mostrar-lhes, de maneira tangível, que reconhece que está em dívida com eles. Você não pode imaginar o gozo que isto dará a alguém que faz parte de seu passado e que poderá pensar que você estava esquecido. Dê generosamente e sem interesse de obter uma dedução no imposto de renda por caridade. Recomendo enfaticamente que envie dinheiro a seus pais. Tenha em mente que você nunca poderá devolver o investimento pessoal e financeiro que eles fizeram em sua vida, exceto através de seu testemunho de fidelidade, mantendo o pacto e a honra ao Senhor.

Além disso, seus filhos necessitam conhecer as pessoas que abençoaram seus pais. Necessitam que mamãe e papai sejam gratos e generosos. Compartilhe suas cartas com eles. Em nosso lar, pedimos a nossos filhos que escrevam a alguma das pessoas que abençoaram a papai e mamãe, porque nossos filhos são receptores indiretos das bênçãos que chegam a seus pais.

Eles precisarão de um dia ou dois para completar esta tarefa. Talvez você tenha de escrever vinte cartas, porém nunca se arrependerá de dizer "obrigado".

Um último pensamento: Uma razão pela qual generosamente os cristãos se acham limitados em sua visão, energia, e bênçãos é que, contrariando o mandamento do Senhor, somos ingratos, estamos cheios de amargura e nos falta perdoar. Muitos que professam o nome de Cristo passam mais tempo obcecados com aqueles que lhes fizeram o mal do que se regozijando naqueles que lhes abençoaram. As cartas e as expressões tangíveis de gratidão não somente agradam a Cristo mas são um antídoto para os males do coração.

Conclusão

À medida que se aproxima o 2010, tome tempo para recordar e dizer "obrigado". É apropriado que façamos isto na véspera de nascimento do novo ano. Recorde que Deus deu ao homem as estrelas no quarto dia, em parte para que pudesse ordenar e estruturar seus dias baseando-se em um sistema de relógio/calendário de dias, estações e anos (Gênesis 1). Ele nos disse que "recordemos" os atos e que "numeremos" nossos dias. Na Escritura, o ato formal de recordar as providências de Deus em nossa vida está associado com a esperança, a honra e o êxito em perpetuar as gerações (e.g., Salmos 44, 78 etc). Em Fevereiro de 2010, o ano de 2009 será uma nota distante. Golpeia agora enquanto o ferro está quente. Pode ser que a oportunidade de recordar e dizer "obrigado" não apareça nunca mais.

Com perseverança,

Douglas Phillips.

http://www.visionforum.com/




RENATO VICTOR

VISITE MEU  BLOG
http://vivendoapalavradejesus.blogspot.com/

"O SENHOR te abençoe e te guarde;"
 "o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;"
"o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz




Nenhum comentário:

Postar um comentário