18 outubro 2010

Alegrar-se Com o Mal

Bíblia: Creia para ser salvo; Leia para ser sábio; Pratique para ser santo!
 


 
 
Quando cair o teu inimigo, não te alegres. (Provérbios 24:17)
 Obadias 1:1-14.

Alegrar-se Com o Mal

Obadias é o menor livro do Antigo Testamento. Entretanto, escondida em seus registros está uma questão vital que afeta a todos nós: Qual deveria ser a nossa reação quando vemos um inimigo enfrentando um infortúnio?
           
O profeta Obadias pregou na época em que a cidade de Jerusalém estava sob o ataque violento dos Exércitos da Babilônia. Os vizinhos de Jerusalém, os edomitas, na verdade estavam torcendo para que os exércitos inimigos os matassem e destruíssem (Salmo 137:7-9). Ironicamente estas dolorosas palavras de escárnio foram ditas por parentes consanguíneos dos judeus. Eles eram descendentes de Jacó e os edomitas eram descendentes de Esaú.
           
Obadias condenou os edomitas por regozijarem-se com o mal do inimigo: “Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade; nem ter-se alegrado sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína…” (Obadias 1:12).
           
Se alguém tem nos prejudicado constantemente, é fácil cedermos ao prazer da vingança quando eles passam por infortúnios. Porém as Escrituras nos admoestam: “Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não se regozije o teu coração quando ele tropeçar” (Provérbios 24:17). Ao invés disso devemos manter uma atitude de compaixão e perdão e confiar que Deus a Seu tempo fará justiça.
H. Dennis Fischer
O amor por Deus pode ser medido pelo amor que demonstramos ao nosso pior inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário