23 setembro 2010

Ansiedade

 

"Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês". 1 Pedro 5:7. A ansiedade é um dos males psicológico da humanidade. Muitas pessoas ganham peso devido à ansiedade. Muitas enfermidades físicas e psicossomáticas são causadas pela ansiedade. O pior é que ansiedade é pecado. O Senhor nos adverte sobre a ansiedade em sua palavra, porque quer nos poupar de enfermidades e sofrimentos desnecessários. Quando ficamos ansiosos é como se estivéssemos inconscientemente dizendo para Deus: se eu estivesse em seu lugar agiria de forma diferente. Porém, devemos aprender que a nossa ansiedade não antecipa os planos de Deus. Então, o que podemos fazer para vencer este pecado?

Confiar em Deus (Mateus 6:25-35). Devemos entender que Deus não apenas nos salva, ele também cuida de nós. Sendo nosso pai, ele sabe do que precisamos e cuida de nós como cuida dos pássaros.
Quando estreitamos a nossa intimidade com Deus a ponto de entender a sua vontade e saber que ela é sempre a melhor e quando nos rendemos à sua soberania, não resta lugar para a ansiedade.
Ansiedade significa não crer nas promessas e no cuidado de Deus. Sua palavra diz: "aquietai-vos e sabei que eu sou Deus" (Salmo 46:10).

Orar (Filipenses 4:6). Ao invés de ficarmos ansiosos, deveríamos procurar a Deus e dizer-lhe tudo quanto estamos sentindo, tudo quanto desejamos. Troque então seus momentos de ansiedade por momentos de oração.

Ter um coração grato. Grande parte da nossa ansiedade é fruto de ingratidão, de não estarmos satisfeitos com o que Deus nos deu, com o modo como ele nos fez, com a maneira como ele está cuidando de nós. Um coração grato é um grande remédio contra a ansiedade.

Ter o reino de Deus como prioridade. Não teremos muito tempo para pensar em nós mesmos, em nossos desejos, patrimônio ou futuro quando temos por prioridade o reino de Deus. Se você não tem com o que se preocupar, não tem porque ficar ansioso.
O interessante desta verdade é que, enquanto nos desapegamos das coisas deste mundo, tendo como prioridade o reino de Deus, o Senhor nos acrescenta aquilo que precisamos.
Que tal confessar agora ao Senhor a sua ansiedade e pedir a Ele que te ajude a vencê-la?

APLICANDO O APRENDIZADO
Que diferença há entre um crente e um incrédulo ansioso?
Você é ansioso? Sabendo que ansiedade é pecado o que pretende fazer a respeito?
O que deve fazer com a ansiedade de acordo com 1 Pedro 5:7?

Lance sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.


__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário