29 setembro 2010

Cruz! Bênção ou Maldição?




Cruz! Bênção ou Maldição?


 

"Cruz, forma mais vergonhosa e sanguinária de matar alguém. Os fenícios depois os gregos usaram desse método para com seus inimigos. Os romanos utilizavam-no na época de Cristo. Não imagine uma cruz bem esculpida como se vê nos dias de hoje. Os condenados eram amarrados ou pregados em qualquer árvore ou tronco em forma de cruz que desse para pregar a pessoa com os braços abertos e os pés unidos (provavelmente) num mesmo prego.


 

Não encontramos a palavra "cruz" no velho testamento, mas encontramos a palavra "madeiro" com a mesma função. A lei considerava maldito, todo aquele que fosse pendurado no madeiro. Jesus, inocente, foi julgado digno de morte, e o que a lei determinava que se fizesse ao malfeitor, cumpriu-se em Cristo.


 

"Se um homem tiver cometido um pecado digno de morte, e for morto, e o tiveres pendurado num madeiro, o seu cadáver não permanecerá toda à noite no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto aquele que é pendurado é maldito de Deus. Assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança." (Deuteronômio 21: 22 e 23)


 

"Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; levando Ele mesmo os nossos pecados em Seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados." (1ª Pedro 2: 21 a 24)


 

Quando Moisés pendurou uma serpente numa haste, ela representava a morte que havia na pessoa. Quando o mordido olhava para a serpente de metal, o veneno que estava no seu corpo era transferido para a serpente de metal, assim era curado. Isso também apontava para Jesus:


 

"Então disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá. Fez, pois, Moisés uma serpente de bronze, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia." (Números 21: 8 e 9)


 

"E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nEle crê tenha a vida eterna." (João 3: 14 e 15)


 

A cruz em si é uma maldição, símbolo de morte, ignomínia, juízo. Mas ao mesmo tempo tornou-se símbolo de salvação. Toda ira de Deus contra o pecado, que matou o homem à sua imagem e semelhança tem o seu clímax na cruz. A cruz é o marco final do homem pecador. Lugar do seu julgamento, condenação e morte. Também é marco inicial de uma nova vida. O homem que vive depois da cruz não é, e não pode ser, o mesmo de antes da cruz. Todo nascido de novo morreu na cruz, as maldições, os pecados, toda herança conseqüente do pecado é anulada na cruz. Toda herança oriunda dos céus vem a nós por causa da morte na cruz. A maldição determinada pela lei foi cumprida por Jesus:


 

"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito." (Gálatas 3: 13 e 14)



As escrituras encerram tudo debaixo do pecado para usar de misericórdia para com todos.


 

"Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem." (Gálatas 3: 22)



"Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos." (Romanos 11: 32)


 

Não importa nossa nacionalidade, se estamos em Cristo, somos herdeiros de todas as coisas."


Autor do Texto Pr. Ruidemberg J. De Novais


 

Tudo isso aqui escrito é para divulgar a Palavra do nosso Deus e levar a vontade dEle ao maior número de pessoas possível, que Deus através destas palavras possa mostrar a quem lê, a Sua boa, agradável e perfeita vontade, tudo isso em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

 


Para Refletir;

 

"Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa." (Gálatas 3: 27 a 29






Pr. Frank Medina - Discípulo de Jesus Cristo

3 comentários:

  1. Mas e ai?
    Pode um cristão usar pingente de cruz?
    Pode ter a imagem de uma cruz?

    ResponderExcluir
  2. Mas e ai?
    Pode um cristão usar pingente de cruz?
    Pode ter a imagem de uma cruz?

    ResponderExcluir
  3. A cruz e simbolo pagao criado por constatino para facilitar conversao dos mesmos.

    ResponderExcluir