04 setembro 2010

BUSCANDO A VONTADE DE DEUS

Marcos 12:27-33

Não existe possibilidade de vivermos sem nos relacionarmos. Tomamos consciência dessa verdade muito cedo. Mas como saber se estamos fazendo a vontade de Deus em nossos relacionamentos? Como aceitar as pessoas que são diferentes de nós? Como nos aceitarmos a nós mesmo quando não somos aquilo que queremos?

1. NOS TIPOS DE RELACIONAMENTOS
Existem dois tipos de relacionamentos: o INTRAPESSOAL (consigo mesmo) e o inter-pessoal (com outras pessoas). O ap. Paulo orientou o jovem pastor Timóteo a ter cuidado de si mesmo, tornando-se um modelo de equilíbrio para as pessoas à sua volta (1Tm 4:16).
O relacionamento intrapessoal é o mais difícil, pois quando você está insatisfeito consigo mesmo, nada a sua volta o satisfará, podendo levá-lo a ter uma auto-imagem negativa e gerar uma depreciação do que você pensa de si mesmo.
Se tivermos um bom relacionamento conosco mesmo (intrapessoal) conseguiremos nos relacionar bem com as outras pessoas (inter-pessoal). A Bíblia ensina que devemos ser exemplo “na palavra, no trato no amor, no espírito, na fé, na pureza” (1Tm 4:12).

2. NOS NÍVEIS DE RELACIONAMENTOS
Você já ouviu falar dos níveis de relacionamentos? Existe o vertical ou espiritual, isto é, o nosso relacionamento com Deus, e o horizontal ou social que é o nosso relacionamento com as pessoas. Um relacionamento depende do outro.
O apóstolo João nos ensina que o amor deve reger o nosso relacionamento com Deus e com as pessoas, pois, se não conseguimos amar e nos relacionar com as pessoas que vemos, não conseguiremos amar e nos relacionar com Deus, que não vemos (1Jo 4:20).
Além do mais, se não tivermos um bom nível de relacionamento, com Deus e com as pessoas, nem a nossa oferta é recebida.  A Bíblia orienta a deixarmos a nossa oferta diante do altar, nos reconciliar com nosso irmão, e, depois apresentarmos a nossa oferta (Mt 5:23,24)

3. ATRAVÉS DA NOSSA PRÓPRIA VIDA
Quanto mais nos relacionamos com uma pessoa, mais a conhecemos, inclusive os seus defeitos e virtudes. À medida que aprofundamos o conhecimento, até mesmo pela feição do rosto, conseguimos saber o que a pessoa está pensando, sentindo ou desejando, não é mesmo?
Com Deus não é diferente. A preocupação em saber a vontade de Deus é bíblica (Ef 5:17). Se quisermos saber Sua vontade, precisamos conviver com Ele. Quanto mais tivermos intimidade com o Senhor, mais claramente saberemos Sua vontade para a nossa vida.
Deus não quer ficar distante de nós, pelo contrário, Ele quer se relacionar conosco. Se nos achegarmos a Deus, Ele se achegará a nós. Deus está acessível a todos aqueles que desejarem. Só depende de nós. Você já falou com Deus hoje? (Tg 4:8).

Conclusão: Nada revela tanto quem nós somos quanto os relacionamentos. São neles que o nosso verdadeiro ser se mostra. Por isso, a vida cristã deve ser vivida com relacionamentos legítimos, verdadeiros. Relacione-se bem com você mesmo e com as pessoas; cultive um bom nível de relacionamento com o Senhor, isso o ajudará no relacionamento com as pessoas. Não se esqueça que você é o exemplo (Rm 12:1,2). Amém!

Semana de 16 a 22/08/2010 – Prs. Jário e Lúcia – Adaptado da CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário