30 julho 2010

Os atos ou sinais proféticos

◘ Texto-chave: Hebreus 8:4-5
                                          
Esse texto nos mostra que os sacerdotes ministravam através de figuras (símbolos) das coisas celestes. É a esse uso de SÍMBOLOS que chamamos de ATOS PROFÉTICOS. Quando, com base na palavra de Deus, tomamos um objeto ou gesto para representar uma verdade espiritual que queremos trazer, estamos usando um sinal profético. Temos muitos exemplos na Bíblia. Como iremos usar fitas nos braços nas “Alianças por Milagres”, é bom estudarmos um pouco sobre isso.

1) HÁ MUITOS EXEMPLOS DE ATOS PROFÉTICOS NA BÍBLIA – Atos proféticos são símbolos ou gestos que representam uma verdade espiritual. É uma maneira de trazer as coisas invisíveis de Deus para uma realidade visível, a fim de publicar a nossa fé e fortalecê-la, deixando claro para Deus e para os homens aquilo que cremos. Há muitos exemplos na Bíblia. Vamos recordar alguns:

a) O sangue nos umbrais das portas (Ex 12:5 e 13): No dia da Páscoa, quando o anjo da morte saiu ferindo todos os primogênitos do Egito, o Senhor mandou que na casa dos hebreus fosse passado sangue de cordeiro nos umbrais das portas. As famílias que fizeram isto foram livradas daquela mortandade. Aquele sangue representada o poder do sangue de Jesus, que ainda viria séculos depois.
b) A fita vermelha na casa de Raabe (Js 2:15-21) – Raabe, uma prostituta cananéia foi livrada com sua família da destruição de Jericó, por obedecer a orientação que os homens de Deus lhe deram para colocar uma corda vermelha exposta em sua casa. Quando toda a cidade foi destruída e queimada, esta mulher e sua família foram preservadas, porque sa corda vermelha estava na janela, em sinal de sua fé no Deus de Israel.
c) A vara nas mãos de Moisés (Ex 17:8-13) – Moisés fez muitos milagres pelo poder de Deus e na maioria deles usou um instrumento inusitado: uma vara. Ela era um símbolo profético da autoridade de Deus em sua vida. Na batalha de Refidim, a Bíblia diz que o gesto de Moisés em levantar as mãos sobre o povo (e a vara estava em sua mão), fazia com que os israelitas prevalecessem na guerra. Este era o símbolo profético que representava a autoridade e a benção de Deus sendo liberadas.
d) A saliva de Jesus nos olhos do cego (Mc 8:23-25) – Jesus curou um cego passando de sua saliva em seus olhos. Aquilo foi uma ato profético. Não sabemos exatamente o que representava (talvez o poder da palavra sendo liberado sobre sua visão), mas sabemos que o resultado foi um milagre.
e) Outros exemplos – Há vários outros exemplos bíblicos: Os cabelos longos de Sansão representavam sua aliança exclusiva com Deus, a capa de Elias sobre Eliseu representava o ministério profético, a trica de armas entre Davi e Jônatas representava a aliança entre os dois, enfim, a Bíblia está cheia de atos proféticos.

2) NÃO PODEMOS CONFUNDIR SINAL PROFÉTICO COM IDOLATRIA OU SUPERSTIÇÃO – Quando estamos fazendo um ato profético, devemos respeitar os princípios da Palavra de Deus, a Bíblia,  e usar os símbolos ou gestos para expressar nossa fé e confiança exclusivamente no Senhor.

a) O crente não tem superstição – Is 47:3 – O supersticioso põe a sua confiança num gesto ou objeto (folha arruda, ferradura, pisar num lugar com o pé direito, etc...). Isso ofende a Deus, além de não ter nenhuma raiz na Bíblia. Já o cristão, se está usando um sinal profético, só usa coisas que tragam um sentido harmônico com o evangelho e não coloca sua fé no objeto ou gesto, mas no Senhor. A superstição não deixa de ser uma forma de idolatria (porque rouba a fé que deveria ser colocada em Deus e põe em outra coisa).
b) O crente não tem idolatria – Ex 20:4-5; Sl 115:4-8 – Há formas mais diretas de idolatria, especialmente as imagens de escultura usadas para culto. Estas ofendem mais ainda o Senhor porque se tornam objeto de adoração ou veneração (é o caso dos “santos católicos”, dos guias das religiões afro e de outros supostos deuses de religiões politeístas) ou tentam reproduzir o Deus invisível num objeto (os crucifixos e as imagens de Jesus, por exemplo), coisa que é proibida na Bíblia.
c) O crente usa sinais proféticos – Como vimos, esses sinais representam verdades espirituais que queremos expressar. Eles não são objeto de culto, nossa confiança não está neles e eles não são uma tentativa de reproduzir a imagem de Deus.

Apelo evangelístico: Encerre a palavra falando diretamente ao visitante: Em que ou em quem você tem colocado a sua confiança? Em objetos, em superstições, em ídolos ou horóscopos? O único Deus verdadeiro quer abençoar você, mas Ele precisa encontrar um lugar exclusivo no seu coração para seu Filho, Jesus . Faça uma oração de arrependimento e entrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário