14 julho 2010

O RANCOR


Provérbios 10:12
Um dos males que mais vitimas provoca pelas consequências que tem nestes últimos tempos da Graça é o
Rancor. Este diabólico sentimento gere nas pessoas que o abrigam um tremendo mau-estar e uma sensação de
grande infelicidade. O rancor aprisiona e bloqueia a nossaa liberdade interior, ligando-nos constantemente
aos pensamentos pessimistas e negativos relacionados com o mal que fizeram ou disseram contra nós.
 
O rancor é ódio instalado no coração, perturba o sono e faz adoecer a nossa alma. É o sentimento de uma vin-
gança que se persegue sem tréguas, é a raiz de amargura que impede o perdão. Há, contudo, um tipo de ira
que não é pecado. Trata-se da ira contra o mal, contra o êrro e contra a injustiça, no entanto, notem, esta ira
não pode gerar rancor..
 
Lembrem-se que o próprio Senhor Jesus Cristo expulsou os vendilhões do Templo e condenou o fariseu, mas sem qualquer tipo de rancor. Não se podem esquecer as palavras de Paulo, o apóstolo: "irai-vos e não pequeis
não se ponha o sol sobre a vossa ira", Efésios 4:26.
 
A ira torna-se pecado quando é guardada no nosso coração. O impeto do ódio pode ser compreendido e tole-
rado em certas circunstâncias, se não esquecermos que também somos feitos de emoções e a nossa estrutura é frágil, mas isso passa. Já o rancor é sentimento de ódio enraizado na alma, que provoca a separação das pes-
soas, de nós próprios, e, sobretudo, afasta-nos de Deus.
 
O Senhor Jesus informou-nos que Deus não aceita o nosso culto, não responde ás nossas orações e não recebe
as nossas ofertas enquanto tivermos rancor nos nossos corações. Pensemos na Missão restauradora de Jesus.
ELE veio ao mundo e trouxe perdão, reconciliação e amor. Não guardem rancor que mata: cultivem nos cora-
ções o amor, porque o amor restaura, repara, renova, transforma e cura. Exercitem o amor de Deus que está
derramado nos vossos corações pelo Espirito Santo, Romanos 5:5, porque Deus é amor, I João 4:16.
 
O comentarista da Biblia Pentecostal referindo-se á "raiz de amargura" (rancor) descrita em Heb.12:15 diz que
este sentimento é dominado por um espirito numa atitude que se caracteriza de animosidade e ressentimento muito intensos, uma vez acumulado no nosso coração contra alguém, perturba-nos profundamente e pode
privar-nos da Graça de Deus. O ressentimento inpede-nos de perdoar. O cristão ou qualquer outra pessoa, não
pode viver em paz consigo próprio com um coração contaminado pelo rancor, pelo ressentimento e pela
amargura. Este misto de sentimentos cega-nos em relação á pureza e brilho da Palavra que reflecte em nós a
maravilhosa acção perdoadora de Deus.
 
Jesus ensinou que é necessário limparmo-nos de todo o rancor e dispormo-nos a perdoar. Se assim não acon-
tecer, Deus não pode perdoar-nos. E, sem os nossos pecados perdoados, não seremos justificados. Na condição
de injustos não poderemos entrar no céu, I Corint. 6:9.
 
E "quando estiverdes orando, perdoai, se tendes algo contra alguém...", S.Mateus 11:25,26
 
Texto enviado pelo Pr.João José Borges
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário