30 julho 2010

O CRENTE E A IMPUREZA

1 João 3:1-10

A vida cristã exige constante vigilância, perseverança e santidade na caminhada à Nova Jerusalém, onde só os puros habitarão (Ap 21:27). Deus é santo e deseja que sejamos como Ele é. Viver uma vida santa é viver em conformidade com os preceitos morais da Bíblia e em contraste com o modo de vida pecaminoso do mundo. Por isso a santificação é um elemento essencial na vida do cristão.

1 – a impureza, um obstáculo à santificação
Os dicionários definem o termo impureza como: “sujeira; contaminação; imundícia; pecaminosidade; mácula.” Sendo assim aquele que se encontra m estado de impureza está ou é imundo, contaminado, sujo, etc.
Deus é santo e exige santidade daqueles que o adoram; Ser santo é um imperativo para todo o cristão que deseja as bênçãos do Senhor sobre a sua vida, pois a impureza é um obstáculo à santidade e promove a separação entre Deus e o homem (Is 58:2).
A igreja do Senhor Jesus é santa, imaculada e os seus membros não podem contaminar-se com as práticas impuras do mundo. Portanto, devemos andar em santidade, apartados de toda forma de impureza (1 Co 6:15-20).

2 – A IMPUREZA CONTAMINA O NOSSO CORPO
Os olhos e ouvidos são portas por onde entram imagens e informações que contaminam o homem. Por isso devemos nos preservar de ver e ouvir coisas que podem causar a quebra da nossa comunhão com Deus.
A impureza é um dos instrumentos usados por satanás para corromper a humanidade. Para isso ele se utiliza de filmes, novelas, revistas, internet, músicas, etc. para nos levar à prática do pecado e contaminação da nossa alma, corpo e espírito.
Mas nós podemos vencer as tentações se permanecermos firmes no caminho do Senhor, renunciando a toda espécie de impureza, guardando a Palavra de Deus em nosso coração e mantendo os nossos olhos voltados para Jesus (Sl 119:11; Hb 12:1, 2).

3 – A IMPUREZA PODE SER ELIMINADA
Não é fácil, mas é possível viver uma vida de pureza aos olhos do Senhor e o primeiro passo é crucificar a nossa carne (Gl 2:20). Isto significa renunciar à nossa própria vontade, aos desejos impuros, aos prazeres da carne. Mas isso só é possível aos que vivem uma vida de plena comunhão com o Senhor.
Por isso devemos nos afastar de tudo o que possa nos contaminar, buscando viver em santidade, desviando os nossos olhos do mal, ensurdecendo os ouvidos e fechando a nossa boca às palavras e conversações torpes.
Para eliminarmos a impureza da nossa vida, devemos nos sujeitar ao Senhor e resistir ao Diabo. Vamos fugir da impureza em todas as suas formas, seguindo pelo caminho estreito e espinhoso, porém glorioso, que nos conduz à vida eterna com cristo.

CONCLUSÃO: Decida hoje purificar a sua vida e buscar viver uma vida de santidade diante do Senhor, pois aquele que anda em Espírito não satisfaz aos desejos impuros da carne. Lavados no sangue de Jesus e cheios do Espírito Santo iremos produzir o fruto espiritual que vence toda a impureza (Gl 5:22-25). Amém!

Semana de 19 a 25/042010 – Prs. Jário e Lúcia.
(Adaptado da revista Discipulado - CPAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário