21 julho 2010

Feliz dia do amigo

Feliz dia do amigo

JESUS, O AMIGO DE VERDADE
João 15:10-15

O que você espera de um amigo? O que um amigo espera de você? Quem são seus amigos hoje? O que você tem feito com suas amizades? Você tem sido um bom amigo para os seus amigos? Quais os tipos de amizades que você tem? Muitas vezes esperamos dos nossos amigos um grau de tolerância e paciência com os nossos erros, que não somos capazes de ter. Parece até que merecemos ser compreendidos, mas os outros, não. Você sabe o que é ser um amigo de verdade?
1. AMIGO É ALGUÉM QUE SE LEMBRA DA GENTE
Quando interpretou o sonho do rei Nabucodonosor, o profeta Daniel obteve muita admiração do rei. Tornou-se príncipe dos sábios e governador da Babilônia. Apesar disso, ele não ficou orgulhoso. Portou-se com humildade e temor a Deus, transferindo toda a glória para o Senhor (Dn 2:48).
Mas uma coisa merece destaque nessa história: o caráter de Daniel como amigo. Ao ser prestigiado pelo rei, Daniel lembrou-se dos seus amigos, Sadraque, Mesaque e Abednego, e pediu ao rei que concedesse a seus amigos cargos nos negócios da Babilônia (Dn 2:49).
Como identificar um amigo? Amigo é alguém que se preocupa conosco, não nos abandona, está sempre disposto a nos ajudar. Jesus é o maior exemplo disso. Nunca nos abandona. Próximo da sua morte na cruz, Ele intercedeu pelos discípulos e por nós com a sincera preocupação de um amigo (Jo 17:20).
2. AMIGO É ALGUEM QUE SOFRE COM A GENTE
A Bíblia diz que devemos chorar com os que choram (Rm 12:15). Isso fala de solidariedade. Rute, quando ficou viúva, teve a oportunidade de abandonar Noemi, sua sogra. Por causa da situação, Noemi propôs às suas noras que voltassem para a casa de seus pais, e ela voltaria a sua terra. Mas Rute decidiu acompanhar a sua sogra e sofrer com ela, se preciso fosse (Rt 1:8-16)
Noemi era velha, não poderia mais ter filhos que cuidassem dela. Estava só e sem saber o que fazer da vida. Rute poderia voltar à sua casa, casar, ter filhos. Entretanto, optou por ficar com a sogra e ajudá-la. Deus honrou aquela decisão, colocando Rute na genealogia de Jesus (Mt 1:7).
Jesus também está atento às nossas necessidades. Por isso, Ele nos enviou o Consolador, o Espírito Santo, que nos auxilia em nossas fraquezas, nos ajuda a orar e aquieta o nosso coração com a sua doce presença (Jo 14:16; Rm 8:26).

3. AMIGO É ALGUÉM QUE NOS AMA APESAR DE...
É fácil gostar de pessoas boas, leais, que não mentem, não decepcionam, estão sempre dispostas e toleram tudo. Mas precisamos lembrar que nossos amigos não são perfeitos, assim como também não somos. Entretanto, algumas coisas são fundamentais numa amizade: sinceridade, honestidade, lealdade, confiança, humildade e respeito.
Não se pode manter uma amizade com mentiras, deslealdades; não é saudável ter amizades com uma pessoa que não lhe respeita. Porém, um deslize, acompanhado de arrependimento genuíno e mudança de atitude, merece o nosso perdão e consideração.
Jesus nos amou quando éramos ainda pecadores, numa iniciativa pessoal, estendeu a mão para uma amizade especial conosco (Rm 5:8). Por isso não devemos amar as pessoas "por causa de", mas "apesar de".

Conclusão: Paulo n os aconselha a suportar as fraquezas uns dos outros (Rm 15:1). Pedro disse que devemos nos esforçar para compartilhar sentimentos verdadeiros de compaixão, evitando a vingança e abençoando os que estão à nossa volta. Mas o maior gesto de amizade e amor está em Jesus, que deu a sua vida para salvar a nossa. Através dEle voltamos a ser amigos de Deus.

Semana de 19 a 25/07/2010 – Prs. Jário e Lúcia – Adaptado da CPAD.


FIQUE MAIS PROTEGIDO ENQUANTO FAZ DOWNLOADS INSTALE GRÁTIS O INTERNET EXPLORER 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário