30 julho 2010

AVALIANDO O ESPIRITISMO, DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

AVALIANDO O ESPIRITISMO, DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

1. INFLUENCIANDO TODO O PAÍS
O Brasil, considerado o maior país católico do mundo, detém também o "record" de ser o maior país espírita do planeta. Sem que percebamos, usamos (até em brincadeiras) termos e frases em nosso dia a dia, que são típicas das doutrinas espíritas (de diversas as linhas), como : "bons fluidos", "alto e baixo astral", "pessoa iluminada", "aqui se faz, aqui se paga", "só na outra encarnação", "está com encosto", "descarrego", "pomba-gira" etc.
Você pode ter participado de conversas, onde algum amigo ou parente espírita apresentou doutrinas "estranhas", comparadas aos princípios bíblicos. É possível que você tenha ficado calado, por não conhecer maiores detalhes sobre o que Deus diz em Sua Palavra. Nosso objetivo com este estudo, é que você tenha algumas noções básicas, para discernir qualquer distorção doutrinária, quando avaliarmos o espiritismo sob o ponto de vista da Bíblia.

2. NÃO É POSSÍVEL MISTURAR CRISTIANISMO E ESPIRITISMO
O redator da revista Ultimato, Rev. Elben Lenz César, alerta :
"Não há a menor possibilidade de alguém professar o cristianismo e ao mesmo tempo professar espiritismo. É uma coisa ou outra. Porque cristianismo e espiritismo são religiões antagônicas (contrárias).
O espiritismo derruba todos os pilares que sustentam o cristianismo. Não é cristã a religião que nega a autoridade das Sagradas Escrituras, que nega a divindade de Jesus, que nega o nascimento virginal de Jesus, que nega o sacrifício expiatório de Jesus (Ele pagou a nossa dívida com Deus), que nega o perdão de pecados, que nega as penas eternas. Não é cristã a religião que prega a salvação por meio das obras e não por meio da graça de Deus. Não é cristã a religião que blasfema contra Jesus e ensina que Ele era o resultado de uma longa cadeia de reencarnações.
A principal doutrina espírita, a reencarnação, é de origem pagã. Vem do hinduismo, vem do budismo, vem da Índia. É uma doutrina abertamente anticristã.
O espiritismo é irreverentemente presunçoso. Apresenta-se como a TERCEIRA REVELAÇÃO : 'A primeira revelação é a de Moisés e está no Velho Testamento; a Segunda revelação é a de Jesus, contida no Novo Testamento; a terceira revelação, a que faltava para esclarecer os segredos da vida e da morte, está na doutrina espírita' (Revista Espírita, ano XII, no 45, pág. 26). Essa terceira revelação veio na metade do século 19 por meio de Allan Kardec, que seria, segundo o pensamento espírita, o 'espírito da verdade' prometido por Jesus". (Revista Ultimato, ano XXXIV, no 270, pág. 6).

3. AS DIVERSAS RELIGIÕES OU SEITAS ESPÍRITAS
O espiritismo é na verdade um sistema doutrinário, mas que se apresenta de forma diferente em diversas religiões (embora muitas vezes não gostem de se autodenominar "religião") :
a) Espiritismo comum: Quiromancia (adivinhação por meio das linhas da palma da mão), Cartomancia (adivinhação pela leitura de cartas), Grafologia (um ramo dela, que parte para a adivinhação através da forma da escrita), Hidromancia (adivinhação por meio da água), Astrologia (pressupõe a influência dos astros na vida dos homens), etc.
b) Baixo Espiritismo: Vodu, Candomblé, Umbanda, Quimbanda, Macumba (sem forma nem doutrinas).
c) Espiritismo Científico (Alto Espiritismo ou Espiritualismo): Aqui encontramos "sociedades que se dizem filosóficas, teológicas, científicas ou beneficentes." Normalmente têm doutrinas diferentes do Espiritismo Kardecista. São elas: Ecletismo, Esoterismo, LBV, Teosofismo, Rosacrucianismo, etc.
d) Espiritismo Kardecista: É o mais praticado no Brasil. Divulga os pensamentos do francês Hyppolyte Leon Denizard Rivail, que alegou ter sido possuído em 1856, pelo espírito de um poeta celta, chamado ALLAN KARDEC, passando a escrever diversos livros doutrinários.

4. PRINCIPAIS TESES DO ESPIRITISMO NO BRASIL
a) COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS (Necromancia) - o espiritismo tem a tese de que o espírito dos mortos tem o poder de comunicar-se com os vivos, por intermédio dos médiuns, pessoas que agem como intermediárias entre o mundo material e o mundo espiritual.

. Posição Bíblica : Deus em Sua Palavra, proíbe totalmente esta prática, por ser enganosa. As pessoas ingênuas, buscam comunicação com uma pessoa morta e quem responde, fazendo-se passar pelo falecido é um demônio. Não há comunicação entre vivos e mortos (Lc 16: 19-31)
· Lv. 19:31: "Não recorram aos médiuns, nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor". (NVI)
· Dt. 18:10-13 : "Não permitam que se ache alguém entre vocês, que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus". (NVI)
· Is. 8:19 : "Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão : 'Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos !' Mas vocês respondam assim: 'O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor' ". (BLH)

b) CRENÇA NA REENCARNAÇÃO - sobre esta tese espírita, Franklin Ferreira, na Revista Ultimato (op.cit.pág.28), define :
"Existem variações sobre a noção de reencarnação, mas a idéia básica é que a nossa vida atual neste mundo é uma repetição de outras existências vividas em outros corpos - a alma da mesma pessoa continua reencarnando, esquecendo as vidas passadas. As vidas futuras das pessoas, são determinadas pela lei do karma, que afirma que os maus atos passados estão relacionados com a vida presente, e que ações atuais da pessoa têm implicações para as vidas futuras. O estado (social e físico) no qual a pessoa a pessoa nascerá no futuro é assim determinado. (...) A idéia ocidental (da reencarnação), ressalta um conceito mais otimista da vida, sendo que o objetivo de múltiplas reencarnações é finalmente unir-se à divindade, tornando-se divino".
. Posição Bíblica : Ao homem foi ordenado morrer apenas uma vez e depois enfrentará o juízo de Deus : quem aceitou a Jesus como o Senhor enquanto estava vivo, já está absolvido; quem o rejeitou, será condenado (Jo 3:16-19; 5:24).
· Hb 9:27-28 : "Da mesma forma como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá Segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam." (NVI).

RESSURREIÇÃO, SIM. REENCARNAÇÃO, NÃO ! - o credo dos apóstolos afirma "CREIO ... NA RESSURREIÇÃO DO CORPO" ; é assim que cristãos de tradições diferentes como católicos, ortodoxos e protestantes têm unanimemente confessado sua fé através dos séculos. A ressurreição é a base da esperança do crente diante da morte (Jo 5:28-29; 1Co 15; 1Ts 4:16-17).

c) CRENÇA NA "LEI DA CAUSA E EFEITO" - o espiritismo crê que não podemos escapar à conseqüência de nossos atos : "aqui se faz, aqui se paga". O próprio ser humano é que se auto-sacrifica por seus pecados : se não for nesta, será em outra encarnação.
. Posição Bíblica : o sacrifício feito na cruz, cancelou definitivamente diante de Deus, os pecados daqueles que verdadeiramente se arrependeram e creram que Cristo é o Senhor - (Cl 2:13-15). Não há mais nada para ficar pagando em outras vidas (que não existem).

.EXISTIRÁ JUÍZO FUTURO SIM ! - O espiritismo quer que as pessoas creiam que você não precisa se preocupar com um juízo futuro, dizendo que você acertará a "sua conta" de erros, aqui na Terra mesmo. Não é isso que a Bíblia diz. Haverá um Juízo eterno sim! (At 16:31; Rm 2:5-8, 16; 2Co 5:10; 2Pe 3:7; Jd 6)
d) CRENÇA EM MUITOS MUNDOS HABITADOS - o espiritismo crê que a Terra é um planeta de "expiação", para que se paguem os pecados. Seus habitantes são espíritos exilados de outros planetas.
. Posição Bíblica : Deus criou todo o Universo e apenas ao homem Ele o fez, segundo Sua imagem e semelhança. Ao criar o primeiro casal, Ele achou tudo "muito bom". Não era nenhum "Planeta Prisão". Mesmo com a queda, Ele não deixou de amar o ser humano, a ponto enviar a Cristo "para que todo o que nEle cresse, tivesse a vida eterna" e não o sofrimento de ficar reencarnando várias vezes, até melhorar um pouquinho (Jo 3:16).

. JESUS E O LADRÃO NA CRUZ :
quando o ladrão na cruz, momentos antes de morrer, arrependeu-se de seus pecados, Cristo não disse : "agora você vai ter que ir para outro planeta ou para outra vida, pagar seu pecado e quem sabe depois nós nos encontraremos, tá?". Jesus disse : "Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso" (Lc 23:43).

e) O PROGRESSO DOS INDIVÍDUOS, DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DO MÉRITO PESSOAL, é o que diz o espiritismo.
. Posição Bíblica : Tudo o que somos e temos, recebemos de Deus. Embora desenvolvamos nossos talentos e habilidades, somos gratos ao Senhor pelos progressos que Ele nos permite ter. Nossas vitórias vem através de Cristo e por isso devemos fazer tudo para a glória de Deus (Rm. 7:18; 8:37; 1Co 10:31).

f) A CARIDADE É A PRINCIPAL VIRTUDE, COM PODER DE SALVAR A ALMA , segundo o espiritismo.
. Posição Bíblica : Nenhuma boa ação que o homem faça, pode justificar seus pecados perante o Criador do Universo. Aos olhos de Deus, somente o sacrifício de Cristo perdoa o homem pecador (Ef. 2:8-9).
g) DEUS EXISTE, MAS ESTÁ LONGE DEMAIS, é outra doutrina espírita.
q Posição Bíblica : Deus é Onipresente, pode estar presente a todos os lugares ao mesmo tempo (Sl 139: 7-10; Pv 15:3; Jr 23:24; At 16 :24-27). Mas Ele está perto de quem o invoca (Sl 34:18; 119:151; 145: 18; Is 50: 8-9; Jr. 29:13; Fl. 4:5). Jesus é "ÉMANUEL" (Deus conosco - Mt 1:23).

h) MAIS PRÓXIMOS QUE DEUS, ESTÃO OS "GUIAS"- segundo o espiritismo, estes "guias" são os espíritos que incorporam nos médiuns, e que ajudam na prática do bem, embora também existam os maus espíritos.
. Posição Bíblica : como já vimos, os mortos não se comunicam e com a morte, a pessoa já tem selado o seu futuro, ou ao lado de Deus, ou longe dEle. Então, quem é que se manifesta nas reuniões espíritas, encorporando em médiuns ? Segundo a Bíblia, são os espíritos demoníacos, também chamados de "forças espirituais do mal" - (Ef 6:12; 1Tm 4:1).

. SÓ JESUS PODE LEVAR AO PAI - ninguém mais pode se oferecer como "intermediário" (1Tm 2:5; Jo. 14:6).

i) JESUS CRISTO É A GRANDE ENTIDADE ENCARNADA - a maior que já existiu. Os espíritas não crêem que Jesus Cristo é Deus Ele é apenas um homem que deu um exemplo heróico, ao morrer nas mãos dos opressores romanos. O Evangelho de Cristo foi "interpretado" (eles se utilizam de inúmeros textos bíblicos deturpados e colocados para fora dos seus devidos contextos), por Allan Kardec (Gl 1:8-9).

· COMENTANDO : Josh McDowell, no livro "ENTENDENDO O OCULTO" (Ed. Candeia, pág. 173), faz uma citação de um livreto distribuído pela Associação Nacional de Igrejas Espiritualistas :
"O espiritismo aceita que Jesus é uma pessoa da Trindade, co-igual ao Pai e divino no sentido em que a divindade não é alcançada pelos outros homens ?
Resposta : Não. O espiritismo o aceita como um de muitos Cristos salvadores, que em épocas diferentes vieram ao mundo para iluminar as trevas e mostrar, por preceitos e exemplos, o caminho que os homens devem trilhar. Reconhece-o como um salvador do mundo, mas não o 'único nome' dado sob os céus, pelo qual podemos ser salvos."
. Posição Bíblica : Jesus Cristo é Deus Filho, uma pessoa da Santíssima Trindade (Jo 1:1-3, 10-14; 6:38; Mt 1:23; 16: 15-17; Fp 2: 9-11).
· At 4: 11-12 : "Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu, não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos".
CONCLUINDO :
Espiritismo, do ponto de vista bíblico, é uma doutrina errada e enganosa. Veja que contraste da vida oferecida por Jesus. Cristo disse : "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (Jo 14:6); e também "... Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10:10). Ao invés de "tentarem" falar com mortos, através de médiuns (e agora sabemos que os demônios é que responderão), aqueles que têm a Jesus como Senhor podem falar diretamente com Deus ! (Hb 10: 19-24).
Jesus oferece uma ESPERANÇA VERDADEIRA. O espiritismo oferece uma falsa esperança, que causa engano e leva para uma vida eterna longe de Deus. Tenha em você, a mesma segurança que o apóstolo Paulo demonstrou, momentos antes de morrer : "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a Sua vinda" (2Tm 4:7-8 - NVI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário