02 julho 2010

Ansioso?



"O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.”

O Salmo 23 é o mais famoso e querido da Bíblia. Quem não o memorizou completo na infância ou não sabe pelo menos o seu primeiro versículo: “O SENHOR É O MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”?

Ele foi escrito pelo Rei Davi, quando este estava passando por uma situação muito difícil de sua vida: seu filho Absalão se rebelara contra ele para lhe tirar o reino. Davi, então, teve de fugir de Jerusalém. Davi se apegou ao Senhor, louvando-O com a sua harpa e com esse Salmo, o qual foi elabora em um momento de ansiedade, de solidão e de falta de esperança. Por isso ele foi escrito para os ansiosos, para aqueles que estão angustiados, sem saber onde se apegar. Hoje em dia vemos muitas pessoas sofrendo ansiedade. Esse é grande mal as tem afligido nas finanças, no trabalho, nos relacionamentos pessoais, no casamento e com os filhos.

Li, numa recente pesquisa, que a ansiedade da maioria das pessoas está baseada em:
40% de fatos que jamais acontecerão;
30% de acontecimentos passados que não podem ser mudados;
12% de críticas injustas e inverídicas de outrem;
10% de preocupação com a saúde, o que somente piora com a ansiedade;
8% de problemas reais que devem ser enfrentados.

A ansiedade é improdutiva, irracional e nociva para nossa vida. Ela é improdutiva porque nunca produz um beneficio; não resolve problema algum. É correr sem sair do lugar. É como acelerar o motor do carro com o câmbio em ponto morto. Você faz bastante barulho, mas não vai a lugar nenhum.

A ansiedade não altera o nosso passado, não controla o nosso futuro, servindo apenas para tornar o nosso presente miserável. Ela é irracional. Ela amplifica nossos problemas, tornando colinas em montanhas.

A ansiedade torna pequenos problemas em criaturas gigantescas. Ela é prejudicial. O organismo humano não foi feito para ficar ansioso; é contrário à sua natureza. Quando você fica, você contrai úlceras, passa a ter dor nas costas, dor de cabeça, insônia.

Plantas e animais não ficam ansiosos. A única criação de Deus que sofre com esse mal são as pessoas. Mas não fomos criados para ficar assim, para cultivar ansiedade.
A ansiedade nos torna infelizes e doentios. Na raiz dessa palavra está a idéia de “estrangular” ou “sufocar.” É isso o que ela faz: estrangula, sufoca a nossa vida, o que não é natural.

Ninguém é ansioso de nascença; é algo que se aprende. E muitas pessoas a praticam tanto que ficam expertos nisso. Contudo, quero lhe dizer que, como a ansiedade é uma característica que se aprende, então pode ser desaprendida.

Como ser curados da ansiedade?
Nós precisamos aprender que Deus cuida de nós: "O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta" (Salmo 23.1).
A primeira imagem do Salmo é a de um pastor. Você sabe qual é o trabalho do pastor de um rebanho de ovelhas?

1. O pastor supre as necessidades básicas da ovelha, provendo-lhe alimentação e abrigo;
2. O pastor a protege. Ele a defende contra inimigos e dos perigos;
3. O pastor a guia. Ele lhe mostra o caminho quando ela está confusa, sem saber aonde ir;
4. O pastor a corrige quando lhe aparece qualquer dificuldade ou problema.

Quem é o pastor do Salmo 23? A palavra SENHOR é um nome próprio. É YAHWEH, que significa: Eu sou. Esse é o nome pelo qual Deus se relaciona com a raça humana. Significa: - Eu sou o Senhor, o Deus Eterno! Eu tenho compaixão e misericórdia, não fico irado com facilidade, e a minha fidelidade e o meu amor são tão grandes que não podem ser medidos. Cumpro a minha promessa a milhares de gerações e perdôo o mal e o pecado. Porém não deixo de castigar os filhos, e até os netos, e os bisnetos pelos pecados dos pais.

Freqüentemente o nome o Senhor (Yahweh) vem acompanhado por uma promessa:

JEOVÁ SHALOM significa: O SENHOR É PAZ. Isso quer dizer que se sua alma está angustiada, o medo e o pavor assolam a sua mente, você precisa confiar naquele que diz: “A minha paz eu dou a vocês” (Yahweh Shalom);

JEOVÁ TSIDKENU – O SENHOR É JUSTIÇA. Você foi roubado, injustiçado, perseguido, caluniado, fizeram dívida com o seu cartão de crédito, você se sente absolutamente desamparado? Ainda há esperança porque Deus é o Senhor da Justiça.

JEOVÁ JIREH – O SENHOR PROVERÁ. Ele sabe de tudo com eterna antecedência, planeja perfeitamente, providencia o necessário na hora certa.

JEOVÁ SHAMMAH – EU SOU O DEUS QUE SEMPRE ESTARÁ POR PERTO. Pois bem, o Salmo 23 começa com um outro nome de Deus: JEOVÁ ROI – o Senhor é meu Pastor. Isaías 40.11: “Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o SENHOR cuidará do seu povo.” Deus está prometendo: “Eu suprirei”. Ele não está dizendo: “Talvez” ou “Vou pensar a respeito” nem “possivelmente”. Veja a perfeição do caráter de Deus aqui: Ele não faz promessas que não há de cumprir. Ele não é como os homens que falam, mas não escrevem. Deus é fiel.

Filipenses 4.19: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” Isso não significa que Ele vai fazer todas as suas vontades. Há uma diferença entre necessidades e vontades. Se Deus fizesse todas as suas vontades, você seria a criatura mais egoísta do universo. Ele não vai satisfazer todas elas. Eventualmente, você ficaria descontente. Mas Deus está dizendo: “Eu suprirei todas as suas necessidades.” Davi afirma que ele não sente falta de nada porque Deus supre todas as suas necessidades. 

Qual é a abrangência da palavra “todas” no versículo acima? Necessidades espirituais? Emocionais? Materiais? Saúde física? Relacionamentos quebrados? Sim. Todas elas. Deus é poderoso para supri-las todas: proteção, direção, inclusive corrigir os problemas na sua vida. 
Se Jesus Cristo é o seu Pastor, ficar ansioso não é somente improdutivo, irracional e prejudicial, mas é desnecessário. Cultivar ansiedade é, na prática, uma atitude ateísta. Equivale a dizer que não confio que Ele irá suprir as minhas necessidades e, portanto, eu mesmo terei de dar um jeito na situação.

Davi dizia: “O Senhor é o meu pastor.” Você tem um pastor? Quem é o pastor da sua vida? Deus não é Pastor de todas as pessoas. Ele o é somente daqueles que confiam nEle, daqueles que reconhecem o Seu poder, a Sua autoridade, submetem-se inteiramente a Ele.
Se o seu pastor é o seu trabalho, você nunca se sentirá descansado porque do trabalho nunca ninguém se farta.
Se o seu pastor é o lazer, o descanso, a praia, a chácara, o shopping, o cinema, você nunca se sentirá satisfeito; sempre faltará sossego ao seu coração. Se o seu pastor é o seu cônjuge, você nunca se sentirá completo, porque somente Deus completa o ser humano.

Como Jesus se torna o meu Pastor?

1. EU O RECEBO COMO O SENHOR DA MINHA VIDA

“O SENHOR é o meu Pastor.”
A palavra chave aqui é entrega, renúncia. Você reconhece Deus como o Senhor da sua vida? Então Ele se torna seu pastor.

O que significa ser o Senhor? Significa estar no controle. Hoje em dia dizemos chefe, gerente geral, CEO, presidente. Ser o Senhor significa dar as ordens.
Jesus Cristo é o Senhor da sua vida se é Ele quem dá as ordens a ela. Lucas 6.46: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?”

O Senhor é aquele que é obedecido. Caso contrário, Ele não o é. E se Ele não é o Senhor, Ele não é o Pastor. Porque o Senhor é o meu Pastor.

Receber Jesus como Senhor implica 3 atitudes. Jesus disse: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem ... as minhas ovelhas ouvem a minha voz, e elas me seguem.” (João 10.14,27). As três expressões que descrevem o significado de ter Jesus como o Senhor são: conhecê-Lo, ouvi-Lo e segui-Lo. É assim que Deus assume o comando.

Quem está no controle da sua vida? O próprio Deus é quem nos concede essa escolha. Ele não se impõe na vida de pessoa alguma. Há duas opções: eu estar no controle da minha vida ou colocá-lo nas mãos de Deus. Ele não aceita ser co-piloto. Ele sabe o que é bom para a nossa vida; melhor do que nós mesmos. Ele tem o poder para guiá-la, mas, mesmo assim, Ele nos dá a opção de escolha.
Se você está comandando a sua própria vida, você está agindo em lugar de Deus. Agir em lugar dEle é a raiz da ansiedade. Se você age assim, você tem toda a razão para ficar ansioso.

A maior parte de tudo o que nos acontece está fora do nosso controle. Portanto, há razões de sobra para a ansiedade. Por outro lado, se Deus é quem está no comando, e Ele é o seu Senhor e seu Pastor, você sabe que Ele pode controlar tudo. Você não precisa se preocupar. Eu escolho Jesus como o Senhor da minha vida, porque, na verdade, Ele me escolheu primeiro.

2. PRECISO ENTREGAR TODA MINHA VIDA A DEUS

Fale com Deus a respeito de tudo que lhe causa ansiedade. Faça oração. Ah, você não tem tempo para orar? Mas você não encontra tempo para ficar ansioso? 
A ansiedade nada muda; a oração sim. A ansiedade é agitação que não produz coisa alguma, enquanto a oração nos coloca em contato com Deus, o qual pode mudar todas as coisas.

Toda vez que sinto ansiedade, fico diante de duas opções: posso entrar em pânico ou orar. Filipenses 4.6 diz: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” Viu? O texto diz “em tudo”. Não ore somente por assuntos da sua vida espiritual. A maioria das pessoas, quando ora, faz apenas orações que acham que Deus quer ouvir. Ore por tudo. Se algum problema é suficiente para lhe produzir ansiedade, então é suficiente para ser apresentado em oração.

"Lancem sobre Deus toda a ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês" (1 Pedro 5.7). Lançar significa descarregar, despejar. A palavra grega significa, literalmente, soltar, liberar. Oração é a corda estendida para tirar você do poço da ansiedade e levá-lo ao rio da Esperança. Tudo, seja lá o que for, que lhe deixe estressado, irritado, agitado, lance sobre Ele. Descarregue sobre Ele. O problema é que a maioria de nós lança a ansiedade do mesmo jeito que pesca. Lançamo-la e, logo depois, rebobinamos a carretilha.

Há uma terceira coisa que precisamos fazer para lidar com a ansiedade:

3. PRECISO VIVER UM DIA DE CADA VEZ

Focalize, concentre-se em viver um dia de cada vez. 
Mateus 6.34: “Não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.”

Quando ficamos ansiosos não alteramos nenhuma coisa a respeito do que já passou. E não podemos controlar o que vai acontecer. Portanto, simplesmente estragamos o nosso presente, o nosso dia. Os acontecimentos vindouros podem nos ser ameaçadores. Assim sendo, Deus nos dá o futuro em segmentos de 24 horas. Viva um dia por vez!
Mateus 6.11: “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.” 

Vencer a ansiedade é uma batalha de todos os dias. Não existe um comprimido para sua cura. Não existe um curso ou livro que nos impeça de ficar ansiosos. Não existe uma experiência espiritual pela qual possamos passar que nos torne imunes a esse mal. O antídoto para a ansiedade é hora após hora, momento após momento dizermos: “Eu creio que o Senhor é o meu Pastor”

Quem está comandando a minha vida? Quem está dando as ordens? Se eu é que estou no comando, então eu tenho razão de sobra para ficar ansioso. Mas se é Deus quem está, a responsabilidade é dEle e Ele tem capacidade para dar conta do recado.

O que é que deixa você ansioso? O que é que tira você do sério, que o leva a indagar: “Será que algum dia as coisas vão dar certo?” O que é que, quando lhe vem à mente, lhe provoca um “frio” no estômago?

Eu não sei o que possa ser, mas não importa. Deus sabe. Ele sabe exatamente tudo o que se passa com você.
“O seu Pai Celestial já sabe perfeitamente o que vocês precisam e lhes concederá todas essas coisas se vocês O colocarem em primeiro lugar nas suas vidas e viverem do modo como ele quer” (Mateus 6.32,33).

O Salmo 23 fala de um relacionamento pessoal com Deus. Esse é o antídoto para o seu estresse. Nenhuma religião pode parar a ansiedade. Não é de religião que você precisa. Você precisa de um relacionamento. Você precisa de um Pastor – alguém que lhe supra as necessidades, alguém que o proteja, alguém que lhe dê a direção e o corrija. Deus diz: “É para isso que Eu criei você. Não criei você para ser religioso. Criei você para me conhecer.”

Deus sabe tudo a seu respeito. Ele quer que você O conheça. Foi por isso que Ele nos enviou Jesus Cristo.
Eu convido você a tomar o primeiro passo, abrindo a sua vida para Jesus Cristo, se você ainda não o fez. Peça que Ele se torne o seu Senhor – seu Chefe, Comandante – e seu Pastor, assim como Ele prometeu fazer.

Eu não sei sobre o que você está apreensivo ou estressado, mas de uma coisa estou certo: Deus ama você profundamente. Ele se importa com sua ansiedade e pode ajudá-lo. “O Senhor quer ser o seu Pastor.” Por isso, neste dia, receba esta Palavra, receba o Senhor Jesus Cristo como o Senhor de sua vida, e seja curado de toda ansiedade, em nome dEle.

Deus abençoe!

Autor: Pastor Edison Pugaciov

Nenhum comentário:

Postar um comentário