27 maio 2010

PERDOAR PARA SER PERDOADO

MATEUS 18:21-35
 Existia uma inquietação no coração de Pedro sobre a questão do perdão: Quantas vezes ele deveria perdoar a mesma pessoa? Na verdade, ele estava querendo que Jesus estabelecesse um limite, um mandamento que determinasse a quantidade de vezes que deveríamos liberar perdão para uma pessoa. Através de uma parábola Jesus ensinou como devemos praticar o perdão.
 1- O PERDÃO NÃO É OPÇÃO.
Na parábola Jesus do "credor incompassívo" Jesus fala de um homem que fora perdoado de uma dívida impagável, mas que não perdoou uma pessoa que lhe devia um valor insignificante. Ele clamou pela misericórdia do rei, mas não foi misericordioso com quem lhe devia, pelo contrário, encerrou-o na prisão.
Aquele homem não entendeu que o perdão que ele recebeu foi fruto da misericórdia do rei e por isso ele não tinha outra opção que não fosse perdoar o seu devedor usando também de misericórdia ao cobrar uma dívida infinitamente inferior ao que ele devia ao rei.
Precisamos entender que o cristão não tem opção quanto ao perdão, pois quando perdoamos somos perdoados. Se, porém, não perdoarmos aos homens as suas ofensas, também nosso Pai não perdoará as nossas ofensas (Mt 6:14,15).
 2- A FALTA DE PERDÃO ESCRAVIZA.
            Jesus encerra a parábola com a sentença do rei para a atitude daquele "credor incompassivo". Ele se torna escravo do próprio ódio, pois ao invés de liberar aquele devedor, ele acaba se tornando um prisioneiro. "E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos torturadores, até que lhe pagasse toda a dívida" (v. 34).
            A falta de perdão nos mantém escravos do pecado abrindo uma brecha para que o diabo nos mantenha debaixo de seu jugo. Quem não perdoa acaba construindo fortalezas demoníacas como o ódio e a amargura (Hb 12:15).
Não deixe que a falta de perdão escravize a sua vida fazendo de você uma pessoa infeliz e amargurada. Libere perdão aqueles que lhe feriram e magoaram independente deles reconhecerem o erro.
 3- SEM PERDÃO NÃO HÁ COMUNHÃO
A falta de perdão bloqueia nossa comunhão com Deus e com o nosso próximo, além de reter as bênçãos de Deus que estão prometidas para a nossa vida e bloquear o perdão de Deus para os nossos pecados (Mt 5:22-26).
Se não estivermos em comunhão com Deus e com o nosso próximo, de nada irá adiantar o nosso fervor, oração, jejum, dízimos, etc., não existe mandamento maior do que amar a Deus de todo o coração e ao nosso próximo como a nós mesmos.
Restabeleça hoje a sua comunhão com Deus perdoando aqueles que lhe ofenderam e magoaram, pois só assim as bênçãos serão liberadas sobre a sua vida e você receberá também o perdão de Deus pelos seus pecados.
 CONCLUSÃO:
O Senhor Jesus não só ensinou, mas também praticou o perdão. Perdoar não é uma opção para o crente, mas é um dever. Todo discípulo de Jesus precisa exercitar o perdão, pois a falta de perdão nos escraviza e se não perdoarmos perderemos a comunhão com Deus e com as pessoas. Não se esqueça que quem ama perdoa. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário