05 maio 2010

O Deus da segunda chance

Lucas – 22 – 34 : 35
Ler ainda João 21:15-17

Quando observamos nos evangelhos a relação que Pedro tinha com Jesus, é perceptível ver que era diferente da relação entre os outros apóstolos. Pedro foi o primeiro que teve a Revelação do Messias, foi o único que andou sobre as águas, ele era o líder do grupo, e foi o que disse que só Jesus tinha as palavras de vida eterna.

1. O QUE DIRIAM SOBRE A NEGAÇÃO DE PEDRO?
O que você diria sobre a negação de Pedro, que ele não amava Jesus de verdade senão nunca teria feito o que fez? Ele era egoísta demais, para pensar em Jesus? Todos nós temos um pensamento formado sobre alguma coisa, mas na maioria das vezes nunca é o correto, Pedro pode ter tido vários motivos para ter tido tal atitude, mas nenhum deles superam a atitude que Jesus teve com Pedro.

2. POR QUE PEDRO AGIU ASSIM?
Porque Pedro foi um homem auto-suficiente: (Mt: 26:31-35)
Porque Pedro foi alguém que queria vencer na força da carne: (Mt. 26: 47-51)
Porque Pedro foi alguém que seguiu a Jesus de longe: (Mt. 26:57-58)
Veja a queda de Pedro, foi um processo que temos que tomar cuidado, pois todos nós estamos sujeitos a negar a Jesus. Pedro confiou demais em si mesmo, ele tentou fazer as coisas na força do seu braço, ele passou a seguir Jesus de longe e por último ele negou Jesus três vezes.

3. COMO PEDRO DEVE TER FICADO APÓS A NEGAÇÃO?
Como você acha que Pedro ficou depois da negação? Ele não tinha perspectiva para o futuro, estava com vergonha dele mesmo por ter sido tão covarde. As palavras de Jesus em (Lc. 12:9), não saiam de sua mente, e ele com certeza achou que não tinha mais jeito, que Jesus não iria confessá-lo diante de Deus. Pedro estava perdido, a única escolha que lhe restava era viver com o pecado e as acusações que não saiam de sua mente. Até o galo que era amigo de Pedro passou a ser um tormento em sua vida, todas as vezes que Pedro ouvia o galo cantar, era como se ele ouvisse as seguintes palavras: Você negou quem tanto te amou. Imagine começar o dia assim…

4. COMO O SENHOR LIDOU COM PEDRO?
Em (Mc. 16:7), Jesus pede para os discípulos e Pedro ir para Galiléia, nesse texto podemos observar o coração de Jesus, mesmo depois da negação de Pedro o Senhor não o abandonou, não desistiu dele. O Senhor foi bom e misericordioso com Pedro. Embora Pedro não tivesse forças para ir até o encontro de Jesus depois de ter ouvido as palavras “e a Pedro”, ele se levantou e foi ver Jesus.O Senhor restaurou a Pedro com apenas três perguntas “Tu Me Amas” e a cada resposta vergonhosa de Pedro o Senhor o curava de toda culpa e vergonha. O Senhor envia Pedro para pastorear as ovelhas e cuidar de um povo que era igual a ele. O Senhor provou o amor de Pedro e disse: “Agora vem e segue –me”

Conclusão
Talvez você possa estar pensando “eu nunca neguei e nem vou negar a Jesus”. Mas será que o Senhor pode confiar realmente nisso? Às vezes nós negamos Jesus sim, quando não falamos Dele para as pessoas, quando não procuramos fazer a vontade Dele, quando damos mais valor a coisas materiais do que na pessoa de Jesus, às vezes o dinheiro está na frente de Jesus, quando abrimos mão dos cultos para ficar assistindo televisão, ou algo mais grave quando negamos nossa fé com práticas que a bíblia condena, e existe algo mais grave ainda: É quando nos perguntam se somos crentes e nós negamos. E ainda existem outras maneiras de negarmos a Jesus, quando não falamos do amor dele por nós, quando não tomamos posição em relação à festinhas, roupas indecentes ou lugares impróprios, rir das injustiças feitas com os servos de Deus, esconder a bíblia das pessoas com vergonha de dizer que servimos a Deus, e zombar das pessoas que passam por perto com a bíblia da mão. Isso com certeza entristece o coração de Deus. Mas ainda é tempo de se arrepender, e como o Senhor fez com Pedro, Ele fará com você também. Não podemos acusar ninguém, mas pelo contrário, devemos deixar que Jesus venha a nós para nos restaurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário