05 maio 2010

4 Propostas para Recusar

Ex 8.25,28 – Hb 12.1,2
Introdução:- Usando a tipologia bíblica, sabemos que o povo de Israel a caminho de Canaã, tipifica a Igreja a caminho do Céu. O Egito é o mundo. Faraó tipifica o Inimigo. Jesus é o nosso Condutor, tal qual foi Moisés para os judeus. Como Moisés recusou as propostas de Faraó, o crente recusa as atuais ofertas, as quais estudaremos hoje. Eí-las:-

I – OFERECER SACRIFÍCIO A DEUS NA TERRA DO EGITO

Ex 8.20 – Moisés pediu: Deixa sair o povo - Israel para servir ao Senhor
Ex 8.25 – A proposta de Faraó:- Sacrifiquem aqui no Egito. É a Teologia da Igualdade. É tudo igual. Culto sem separação. O povo tinha de fazer uma festa e festa não combina com Egito. Eram necessários 3 dias de viagem: renúncia, arrependimento e conversão. Mal. 3.18 – Há um povo diferente na terra, de culto diferente, hinos diferentes, etc...

II – FAÇA CULTO, MAS NÃO VÁ LONGE NA ADORAÇÃO

Ex 8.28 – Faraó deixa o povo ir, mas não permite que vá longe.
Conselho maldito aos novos: “não vá longe, não se envolva demais...”
Longe na oração, na santificação. Exemplos bíblicos de desencorajamento: Eliabe a Davi (I Sm 17.28); Virgens loucas para as prudentes (Mt 25.1-13); Mical para Davi (II Sm 6.20-23); Mulher de Jó a seu marido (Jó 2.9). É bom ir longe porque apaga o caminho da volta.

III – VÃO OS HOMENS: DEIXEM AS FAMíLIAS NO EGITO

Ex 10.8-11 – A preocupação de Faraó: Quem é que vai cultuar ? – A resposta segura de Moisés: Vão os filhos e as filhas, os velhos e meninos. O porquê da proposta de Faraó: Sem os meninos, os pais voltariam para o Egito. Os filhos sentiriam saudades dos pais, ficariam sem assistência espiritual, perderiam a fé e arrebentariam as famílias.. Criança simboliza alegria/renovação. Sem os velhos, ficariam sem a experiência. O desejo de Faraó/Inimigo: separar as famílias. É visível até hoje a dificuldade em levar a todos para os Cultos da Igreja.

IV – VÃO TODOS, MAS DEIXEM OS BENS NO EGITO

Ex 10.24 – Fiquem no Egito vossas vacas e vossas ovelhas: É a última proposta do Faraó. Tem sido a proposta que o diabo tem feito a muitos e os incautos a têm aceitado sem hesitação. Mas Moisés refutou. Ex 10.25-26. O porquê da proposta:- (Mt 6.21) Onde está o tesouro está o coração. Faraó queria um povo de mãos vazias para cultuar a Deus. Moisés se preocupava: “Como iremos dizimar ao Senhor ?”. Nossas riquezas fazem parte do culto genuíno. (Lc 21.1-4). A teologia de Faraó: “Deus só quer o coração.” Moisés responde:- “Nenhuma unha ficará”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário