04 abril 2010

PECADO

O QUE é O PECADO?
LEITURA BÍBLICA: Gênesis 3:14-19
VERSÍCULO CHAVE: E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. (Gênesis 3:17)

PECADO É A DESOBEDIÊNCIA A DEUS
Adão e Eva aprenderam pela dor que porque Deus é santo e odeia o pecado ele tem que castigar os pecadores. O resto do livro de Gênesis conta histórias dolorosas de vidas destruídas por causa da queda. A desobediência é pecado e quebra a nossa comunhão com Deus. Mas felizmente, Deus está disposto a nos perdoar e restaurar o nosso relacionamento com ele quando desobedecemos.
LEITURA BÍBLICA: Levíticos 4:1-12
VERSÍCULO CHAVE: Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se alguém pecar por ignorância no tocante a qualquer das coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, fazendo qualquer delas;

O PECADO INCLUI ERROS NÃO INTENCIONAIS.
Você já fez alguma coisa errada sem nem perceber, e só se deu conta um tempo depois? Apesar de seu pecado não ter sido intencional, ainda foi um pecado. Ao ler mais das leis de Deus, tenha em mente que a intenção de Deus era que elas ensinassem e guiassem o seu povo. Deixe que elas te ajudem a enxergar os pecados na sua vida.
LEITURA BÍBLICA: Mateus 8:1-4
VERSICULO CHAVE: Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra. (Mateus 8:3)

O PECADO É UMA DOENÇA SEM CURA.
O pecado é uma doença sem cura e todos nós temos. Só o toque de Cristo pode tirar nossos pecados milagrosamente e pode nos restaurar para uma vida real. Mas primeiro, assim como o leproso, temos que perceber que não somos capazes de nos curar e pedir a ajuda salvadora de Cristo.
LEITURA BÍBLICA: Marcos 7:1-23
VERSÍCULO CHAVE: E prosseguiu: O que sai do homem , isso é que o contamina. Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem. (Marcos 7:20-23)

O PECADO TEM UM ASPECTO TANTO INTERIOR COMO EXTERIOR.
Nós nos preocupamos mais com o que esta na nossa dieta do que com o que esta nos nossos corações e nas nossas mentes? Os judeus acreditavam que eles podiam estar limpos diante de Deus pelo que eles deixavam de comer. No entanto, Jesus disse que o pecado de fato começa nas atitudes e intenções das pessoas. Nós não nos tornamos puros por causa de nossos atos exteriores, mas sim quando Cristo renova nossas mentes e nos transforma na sua imagem.
LEITURA BÍBLICA: Romanos 3:9-20
VERSÍCULO BÍBLICO: Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem sequer um. (Romanos 3:9-10)

O RESULTADOS DO PECADO
SEM CRISTO O RESULTADO DO PECADO É A MORTE.
Você é livre para escolher entre dois senhores, mas não é livre para manipular as conseqüências de sua escolha. Cada senhor paga com o seu tipo de moeda. A moeda do pecado é a morte. Isso é tudo que você pode esperar e querer na vida sem Deus. A moeda de Cristo é a vida eterna – uma nova vida com Deus que começa na terra e continua pra sempre com Deus. Qual foi a sua escolha?

NEUTRALIZANDO O PECADO
O QUE DEVEMOS FAZER QUANDO PERCEBEMOS QUE SOMOS PECADORES?
LEITURA BÍBLICA: Salmos 139:1-24
VERSÍCULO CHAVE: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno. (Salmos 139:23-24)

SEJA SINCERO COM DEUS EM RELAÇÃO AOS SEUS PECADOS
Como enxergar nossos pecados se Deus não nos mostrar? Quando Deus nos mostra os nossos pecados, podemos nos arrepender e ser perdoados. Faça deste verso a sua oração. Se você pedir ao Senhor que procure no seu coração e nos seus pensamentos e revele se existe pecado ali, você estará no caminho de Deus para a vida eterna.
LEITURA BÍBLICA; Mateus 5:43-48
VERSÍCULO BÍBLICO: Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. (Mateus 5:48)

SE ARREPENDA PARA QUE O PECADO SEJA NEUTRALIZADO.
O arrependimento tem dois lados – virando as costas para o pecado e se virando em direção a Deus. Para estar realmente arrependido temos que fazer ambas as coisas. Não podemos falar que acreditamos e viver da maneira que quisermos (veja Mateus 3:7-8); por outro lado, também não podemos simplesmente viver uma vida moralmente correta sem ter uma relação pessoal com Deus, pois isso não trás o perdão dos pecados. Resolva se livrar de qualquer pecado que Deus apontar e ponha a sua confiança só nele para te guiar.
LEITURA BÍBLICA: João 1:29-34
VERSÍCULO CHAVE: No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (João 1:29)

PERCEBA QUE A MORTE E A RESURREIÇÃO DE JESUS FORAM O REMÉDIO FINAL DE DEUS PARA O PECADO.
O pecado separa as pessoas de Deus. Antigamente somente através de um sacrifício de um animal, uma pessoa poderia ficar limpa diante de Deus. Porém, as pessoas pecavam constantemente e então sacrifícios animais eram freqüentes. Jesus, no entanto, se tornou o último sacrifício pelo pecado. Jesus veio para terminar o trabalho de salvação de Deus (João 4:34; 17:4), veio para pagar a penalidade por nossos pecados. Com sua morte, o sistema complexo de sacrifício terminou, pois ele tomou todos os nossos pecados para si. Agora temos a liberdade de nos achegar a Deus por causa do que Jesus fez por nós. Aqueles que acreditam na morte e ressurreição de Jesus podem viver eternamente com Deus e escapar da penalidade que vem do pecado.
LEITURA BÍBLICA: 1 João 1:5-10
VERSÍCULO BÍBLICO: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:9)

CONFESSAR NOSSOS PECADOS A DEUS.
A confissão serve para nos deixar livres para aproveitar a comunhão com Cristo. Isso deve aliviar a nossa consciência. Porém alguns cristãos não entendem como isso funciona. Eles se sentem tão culpados que eles confessam os mesmos pecados muitas e muitas vezes. Outros cristãos acreditam que Deus os perdoa quando eles confessam, mas se eles morrerem com pecados não confessados eles não seriam salvos. Esses cristãos não entendam que Deus quer nos perdoar. Ele permitiu que seu filho morresse só para que ele pudesse nos oferecer perdão. Quando nós aceitamos a Cristo, ele perdoa todos os nossos pecados que já cometemos ou que vamos cometer no futuro. Claro que devemos continuar confessando nossos pecados, mas não porque se não fizermos nós perderemos a salvação. Ao invés disso, devemos confessar para que nós possamos aproveitar o máximo de comunhão com ele.

ESTEJA CERTO DE QUE O PERDÃO DE DEUS ESTÁ GARANTIDO PELA MORTE DE JESUS.
Se Deus já nos perdoou dos nossos pecados por causa da morte de Cristo, porque devemos confessar os nossos pecados? Quando admitimos nossos pecados e aceitamos que Cristo nos purifique nós estamos: (1) concordando com Deus que nosso pecado realmente era um pecado e que estamos dispostos a não repetir mais aquilo; (2) assegurando que não ocultamos os nossos pecados dele e conseqüentemente de nós mesmos; (3) reconhecendo a nossa tendência para pecar e dependendo de seu poder para dominar o nosso pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário